Legislativo de Araquari oficializa total apoio ao Grupo Pró-Babitonga

5-Mar-2020

Por iniciativa do vereador Cristiano Bertelli, a Câmara de Vereadores de Araquari, SC, aprovou por unanimidade Moção de Apoio ao Grupo Pró-Babitonta (GPB), com destaque para a Câmara Técnica Canal do Linguado.

Em sua proposta, o edil enfatiza ainda a recente veiculação na mídia de proposta do DNIT para o aumento do aterro do Canal do Linguado com vistas à duplicação da BR 280. “Diante de tal situação, o GPB posiciona-se terminantemente contrário a uma decisão precipitada de aumento do aterro do Canal do Linguado até que sejam concluídos os estudos apontados como necessários pela Câmara Técnica do Canal do Linguado do Grupo Pró-Babitonga”.

 

O assoreamento, cujos efeitos são intensificados pelo fechamento do Canal do Linguado em 1935, acumula metros de lama que inviabilizam pesca e navegação entre outros problemas ambientais no ecossistema da Babitonga. Mas, também são incertas as consequências da reabertura e a real composição deste detrito represado pelo dique.

O legislativo Araquariense também se posiciona terminantemente contrário a qualquer ampliação do aterro no Canal do Linguado, pois entende que a obra em si já foi o maior crime ambiental da história de Santa Catarina.

O documento foi encaminhado aos deputados federais, estaduais, senadores e ao governador catarinense. Além de pedir apoio destes representantes públicos ao “valioso trabalho socioambiental do GPB” explica que a CT Canal do Linguado reúne um grupo multidisciplinar de pesquisadores engajados na construção de projetos de pesquisa sobre o tema a fim de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores e informar a sociedade. “Desta forma, a CT não se apresenta necessariamente favorável à abertura do Canal do Linguado. Seus membros consideram que ainda há carência de informações técnicas para a proposta de uma solução”.

 

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

 

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

February 21, 2020

Please reload

Arquivo