top of page

GPB aprova criação da Associação Pró-Babitonga (APB)

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Por unanimidade, na primeira assembleia do ano do Grupo Pró-Babitonga (GPB), realizada em fevereiro de 2020, foi aprovada a criação da Associação Pró-Babitonga (APB), organização gestora de fundo patrimonial que tem por objetivo dar sustentabilidade financeira ao Fundo Pró-Babitonga, que é voltado à governança socioambiental participativa no Ecossistema Babitonga, na região nordeste de Santa Catarina.


A decisão da assembleia foi comemorada pelos membros do Grupo de Trabalho de Investimento e Sustentabilidade (CTIS) que se dedicaram por um ano à definição do formato proposto e tem como norteadora a lei federal 13.800 de 04 de janeiro de 2019. A normativa autoriza a administração pública, no caso o Ministério Público Federal (MPF), a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais.

O Grupo Pró-Babitonga (GPB) é um colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa complementado com Câmaras Técnicas (CT) e Grupos de Trabalho (GT).


Assessorado pela Univille com o apoio do MPF, sua representação é democraticamente eleita para mandatos de dois anos, com a atual terminando este ano no mês de junho.


Em maio acontecem as eleições para a gestão 2020/2022 e o secretário executivo do GPB convida a comunidade à participação. “É muito importante a participação da sociedade neste movimento em defesa da Baía Babitonga”, diz Horácio Schowchow, servidor público municipal de São Francisco do Sul, SC, que complementa o convite no vídeo.

Câmaras Técnicas (CT) - Grupos de voluntários focados em discussões técnicas específicas para estabelecer ações que permitam ao GPB atingir seus objetivos.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page