Canal do Linguado é um dos temas prioritários do GPB

18-Jan-2020

Um dos assuntos mais polêmicos na região é a reabertura ou não do Canal do Linguado, em São Francisco do Sul, SC. Não é diferente no Grupo Pró-Babitonga (GPB). Tanto que foi criada a Câmara Técnica Canal do Linguado (CTCL), que tem por principal objetivo mobilizar pesquisas e estudos que possam ajudar a decidir sobre o futuro do canal.

Uma das integrantes é a professora universitária Adelaide Maria Bogo, 57. Nascida em Jaraguá do Sul, SC, mora em Joinville desde 1968. No GPB desde 2017, ela representa o Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC Joinville e participa também do Grupo de Trabalho de Gerenciamento Costeiro (GT Gerco).

Adelaide Bogo destaca-se no colegiado do GPB com participação ativa. Diz que sua principal motivação é ver o Canal do Linguado reaberto. “Mas também tenho outras motivações, como por exemplo ver o uso correto das águas e entorno da Baía Babitonga”. Doutora, pela Universidade do Minho, Portugal, em Contabilidade de Gestão no Suporte da Responsabilidade Social Corporativa, acredita que a sociedade organizada (via GPB) possa tomar decisões que produzam benefícios para toda a comunidade.

O Canal do Linguado foi fechado em 1935 e, desde então, vem promovendo visíveis e impactantes mudanças no ecossistema. Alguns estudos importantes já foram realizados a fim de identificar os impactos do fechamento do canal e de sua possível reabertura. No entanto
estes estudos precisam ser atualizados e complementados.

Em sua atuação a CTCL pretende dimensionar os reais impactos da manutenção do canal fechado, ou de uma possível reabertura.

 

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Câmaras Técnicas (CT) - Grupos de voluntários focados em discussões técnicas específicas para estabelecer ações que permitam ao GPB atingir seus objetivos.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

 

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

February 21, 2020

Please reload

Arquivo