Canal do Linguado - Carta Aberta a Sociedade
Atualizado: 15 de jul. de 2021
O Grupo Pró-Babitonga (GPB) atualmente tem em sua composição 33 entidades representando os segmentos socioambiental, socioeconômico e público dos municípios do entorno do Ecossistema Babitonga. O GPB configura-se hoje como o mais representativo colegiado cujo foco é a busca de soluções para a gestão socioambiental na região.
A estrutura do GPB contempla a criação de Câmaras Técnicas (CT) para temas específicos, com o objetivo buscar convergência entre ações em âmbito regional e, por sua vez, contribuir com as ações do colegiado. Um dos temas para o qual foi estabelecida uma CT é o Canal do Linguado.
A ‘CT-Canal do Linguado’ reúne um grupo multidisciplinar de pesquisadores engajados na construção de projetos de pesquisa sobre o tema a fim de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores e informar a sociedade. Desta forma, a CT não se apresenta necessariamente favorável à abertura do Canal do Linguado. Seus membros consideram que ainda há uma carência de informações técnicas para a proposta de uma solução robusta para a questão.
O próprio julgamento da Ação Civil Pública (MPF nº 2001.72.010.01512-6) que trata do tema foi inconclusivo em relação à abertura do Canal do Linguado, sugerindo a realização de estudos complementares.
Recentemente foi veiculada na mídia a possibilidade de aumentar o aterro no Canal do Linguado para a duplicação da BR-280, considerada pelo DNIT. Diante de tal situação, o Grupo Pró-Babitonga posiciona-se terminantemente contrário a uma decisão precipitada de aumento do aterro no Canal do Linguado, até que sejam concluídos os estudos apontados como necessários pela Câmara Técnica do Canal do Linguado do Grupo Pró-Babitonga.
Os membros da CT Canal do Linguado colocam-se à disposição para maiores esclarecimentos no que diz respeito às atividades atualmente em desenvolvimento.
Desde já agradecemos a atenção e reforçamos a importância desta pauta tão relevante para o desenvolvimento sustentável da região.
Cordialmente,
Horácio Henrique de Oliveira Schwochow
Secretaria de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários – São Francisco do Sul
Secretário Executivo - Comitê Executivo do GPB – Segmento Público
Ivo Birckholz
Joinville Iate Clube
Comitê Executivo do GPB – Segmento Socioeconômico
Altamir Andrade
Instituto Viva Cidade
Comitê Executivo do GPB – Segmento Socioambiental
Acesse o documento em pdf.