top of page

2018 está chegando ao fim com importantes conquistas do Grupo Pró-Babitonga

Atualizado: 15 de jul. de 2021

O ano de 2018 foi marcado por importantes conquistas do Grupo Pró-Babitonga, que consolidam seu caminho em busca da contribuição para a gestão socioambiental do Ecossistema Babitonga. O GPB representa o espaço mais democrático e representativo para se tratar questões relacionadas ao Ecossistema Babitonga.

As 30 entidades representadas no colegiado, agora, possuem mandatos de dois anos. Também está em andamento um novo processo eleitoral que, no início de 2019, agregará ao colegiado ainda mais entidades representativas dos segmentos socioambiental, socioeconômico e público do entorno da Babitonga.

Das 12 ações prioritárias elencadas no Plano de Gestão Ecossistêmica (o principal instrumento norteador do colegiado), 10 foram plenamente realizadas ou estão em andamento, aprimorando cada vez mais a rotina de operação do GPB e seus encaminhamentos. Ainda há um grupo de trabalho que se dedica à elaboração da proposta metodológica de um curso, que em 2019 permitirá aos membros do GPB atualizarem o Plano de Gestão Ecossistêmica.

Neste ano também foram criadas três Câmaras Técnicas (CT) cuja operação vem trazendo importantes contribuições e qualificando os debates relacionados à Babitonga. A primeira delas é a CT Canal do Linguado, que vem trabalhando para elucidar lacunas no conhecimento científico sobre esta questão antiga e tão presente no imaginário popular. Já a CT Fiscalização Ambiental busca a integração entre os órgãos competentes nos níveis municipais, estadual e federal para que as ações de fiscalização sejam cada vez mais efetivas. A 3ª CT é a Investimento e Sustentabilidade, criada para atuar em um programa de sustentabilidade que garantirá a operação do GPB em longo prazo e também irá, em um futuro próximo, ter a capacidade de financiar projetos socioambientais de entidades da região.

Em 2018 o GPB trilhou com passos sólidos o início de uma longa caminhada pela saúde do Ecossistema Babitonga.

Fazemos votos de que em 2019 o meio ambiente receba o respeito e a atenção que merece.

Seguimos juntos pela Babitonga.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page