Grupo Pró-Babitonga define logomarca
Atualizado: 15 de jul. de 2021
Os integrantes do Grupo Pró-Babitonga (GPB), um fórum formado por 26 entidades e instituições que representam os segmentos público, socioeconômico e socioambiental dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga, aprovaram na manhã desta terça-feira a logomarca que vai nortear a identidade visual de toda a atuação do grupo.
O grafismo de uma árvore de mangue sobre a palavra Pró-Babitonga foi a escolhido pelos integrantes do grupo que participaram da 6ª reunião ordinária do GPB, no auditório do Ministério Público Federal, em Joinville.
O conceito visual da marca foi produzido pelo designer gráfico Fábio Abreu e remete ao ecossistema manguezal, que dá suporte para a existência de boa parte da fauna que vive no entorno da baía. Ela representa a Rhizophora mangle, mais conhecida como Mangue-vermelho, uma das três espécies presentes no manguezal da Baía Babitonga. As folhas representam os seis municípios que influenciam o ecossistema da Babitonga: Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva, Araquari e Balneário Barra do Sul.
A Baía Babitonga abriga cerca de 75% dos manguezais catarinenses. É habitat para uma rica biodiversidade, com espécies importantes para atividade pesqueira, como a pescada- amarela (Cynoscion acoupa) e o camarão branco (Litopenaeus schmitti), e ameaçadas de extinção, como o boto-cinza (Sotalia guianensis), a toninha (Pontoporia blainvillei), os peixes mero (Epinephelus itajara) e garoupa (Epinephelus marginatus) e a ave guará (Eudocimus ruber).
Logomarcas com a imagem do guará, ave de cor avermelhada que voltou a habitar a baía depois de 150 anos, e do boto cinza, espécie marinha que também habita as águas da Babitonga, foram apresentadas como alternativas aos integrantes do GPB.
Embora a imagem do mangue tenha sido a escolhida, as outras imagens também devem compor, no futuro, a identidade visual do Grupo Pró-Babitonga.
Outro aspecto que foi levado em consideração pelos integrantes foi a retirada da palavra "grupo" da logomarca. Assim, a expressão Pró-Babitonga deve marcar todas as atividades e abrir a identidade para que todas as pessoas que se identificam com a causa possam se unir ao GPB, mesmo que não sejam integrantes efetivos do grupo.
#eusoupró-Babitonga