Estudo produzido por mais de 50 pesquisadores é o mais atualizado e completo sobre o Ecossistema Babitonga

25-Sep-2017

Estudo produzido por mais de 50 pesquisadores é o mais atualizado e completo sobre o ecossistema Babitonga

O mais completo e atualizado diagnóstico ambiental do ecossistema da baía da Babitonga deve ser concluído nos próximos dias e publicado até o fim do ano na revista científica Biodiversidade e Conservação Marinha. O documento foi produzido por cerca de 50 pesquisadores e começou a ser construído durante os debates do projeto Babitonga Ativa.

 

 

 

 

O trabalho será uma das bases que irão fundamentar o trabalho do Grupo Pró-Babitonga (GPB), um fórum formado por 26 entidades e instituições que representam os segmentos público, socioeconômico e socioambiental dos seis municípios do entorno da baía da Babitonga. O grupo nasceu de ações promovidas pelo projeto Babitonga Ativa, mas vem adquirindo cada vez mais autonomia com a participação das entidades conselheiras.

 

Segundo o coordenador executivo do projeto, Fabiano Grecco de Carvalho, o diagnóstico faz uma revisão geral de toda a literatura científica disponível sobre os aspectos ecológicos da região da baía. “O diagnóstico vai permitir, por exemplo, que órgãos públicos e gestores das três esferas de governo tenham acesso a informações precisas, atualizadas e detalhadas de todo o ecossistema”, diz o biólogo.

 

Para o trabalho foi analisada a produção científica das últimas décadas abrangendo, além da baía propriamente dita, as relações com bacias hidrográficas da região, a vida nas áreas costeiras, a fauna e a flora.

O Ecossistema Babitonga se destaca por realizar diversos serviços ambientais, sendo um importante local favorável à reprodução, crescimento e alimentação para diversas espécies. As espécies mais importantes e que dependem da baía são tratadas no estudo.

 

O diagnóstico reúne uma análise colaborativa de centenas de artigos científicos, dissertações acadêmicas, teses de doutorado, relatórios técnicos e outras publicações sobre o ecossistema Babitonga.

O produto final corresponde a 22 artigos científicos que serão publicados em uma edição especial da revista Biodiversidade e Conservação Marinha, do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSul), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Mais informações podem ser obtidas pelo email: babitonga.ativa@gmail.com.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo