top of page

A educação e a saúde integral do ser foi o tema do nono ciclo de oficinas da Formação Continuada

Atualizado: 15 de jul. de 2021


A educação e a saúde integral do ser foi o tema central do nono ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania (FCE), ação da Agenda Integrada de Ecocidadania facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille), em novembro de 2016. Educadores, professores e representantes comunitários participantes da FCE tiveram a oportunidade de desenvolver aspectos fundamentais da educação e da saúde por meio de vivências corporais e abordagens teóricas. Neste ciclo foi realizada a oficina da estrutura curricular:


Educação e Saúde Integral do Ser integrada ao Módulo IV: Educação integral (Oficina 16)


A oficina foi facilitada pela naturóloga Fernanda Lourenço da Silva e pelo instrutor de yoga Kundalini Eduardo Baldan dos Santos, ambos representantes do Espaço Colibri. Clique aqui para conhecer o Espaço Colibri.


Os participantes da oficina tiveram contato com conceitos e práticas de consciência corporal, como alongamentos, técnicas de respiração e meditação, além da prática da yoga kundalini. Também foi abordada a teoria dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e como cada um deles se relacionam com os estados comportamental e de saúde do ser humano, inclusive na relação entre professores e alunos, bem como nas diversas interações diárias.


“Sentimos que conseguimos gerar uma reflexão de um modo geral em todos os participantes. A grande maioria deles estava bem presente durante a vivência, sabendo se posicionar e se colocar mediante cada ideia e prática proposta”, disseram os facilitadores do ciclo.


Entre os objetivos da oficina, a vivência buscou despertar entre os participantes a importância do cuidado pessoal para, a partir disso, promover um estado de cuidado para com o meio externo. “De nada importa executarmos nosso trabalho diariamente com hábitos e condutas “doentias” e que, muitas vezes, não percebemos pela correria do dia-a-dia. Nossa ação veio para gerar uma reflexão profunda sobre os aspectos da vida e do autocuidado”, afirmou Fernanda.

O tema gerador da Formação Continuada em Ecocidadania é a “Saúde do Ecossistema Babitonga” e a reflexão que fica do nono ciclo da FCE e de todos os anteriores é que a saúde interna influencia diretamente no ambiente externo, ou seja, no meio ambiente que nos cerca. Nesse contexto, os participantes da formação puderam compreender que refletimos no ambiente nossos hábitos e condutas. Acreditamos que o ser humano seja similar a um ecossistema complexo, assim como é o Ecossistema Babitonga, e que ambos necessitam de cuidados para que seja integral e equilibrado, levando em consideração todos os aspectos e necessidades de cada parte que compõe o todo.


Contato Facilitadores:

Fernanda Lourenço da Silva - fernandanaturologa@yahoo.com.br Eduardo Baldan dos Santos - edubaldan@gmail.com


São Francisco do Sul


Itapoá

Joinville

Garuva

Balneário Barra do Sul

Araquari

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page