top of page

Maior reserva marinha do mundo é criada na Antártica


Após fracassada a tentativa de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, em setembro passado, saiu vitoriosa a proposta de criação do maior santuário marinho do mundo, no Mar de Ross, na Antártica. O acordo foi firmado em outubro de 2016, na reunião da Comissão para a Conservação da Fauna e da Flora Marinhas da Antártica (CCRVMA), em Hobart, na Ilha da Tasmânia. Ele prevê a instalação do santuário em uma superfície de mais de 1,55 milhões de quilômetros quadrados, onde a pesca será proibida em 1,12 milhões de quilômetros quadrados.


O Mar de Ross forma uma imensa baía na costa do oceano Pacífico, sob jurisdição da Nova Zelândia, e é considerado o último ecossistema marinho intacto do planeta, sem contaminação, sobrepesca ou espécies invasoras. Ele abriga um terço da população mundial de pinguins de Adélia e 26% dos pinguins imperadores de todo o mundo.


A CCRVMA, criada em 1982 por uma convenção internacional, não conseguia desde 2011 levar adiante os projetos para Áreas Marinhas Protegidas (AMP). O acordo entra em vigor em dezembro de 2017 e será válido por 35 anos na zona de proibição de pesca. Encerrado esse período, os países membros da CCRVMA devem decidir por unanimidade a prorrogação da reserva.


Além do Brasil, os países que integram a convenção são Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, China, Ilhas Cook, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Ilhas Maurício, Namíbia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Panamá, Peru, Polônia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Vanuatu.


Descolamento de geleira

A prateleira de gelo Larsen C na Antártica está preparada para lançar uma área de mais de 5 mil km² de gelo no mar. Depois de alguns meses de aumento constante e progressivo desde o último evento, a fenda na geleira cresceu mais 18 km durante a segunda metade de dezembro de 2016. Agora, somente 20 km de gelo conectam o iceberg à sua placa de gelo mãe.

Com informações do Portal Terra, IBDMar e Project Midas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page