top of page

1º Seminário de Educação Ambiental Crítica conhece a Agenda Integrada de Ecocidadania

Atualizado: 15 de jul. de 2021


O 1º Seminário de Educação Ambiental Crítica, promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental da 23ª Gerência de Educação (Gered) de Santa Catarina em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), reuniu professores, especialistas, projetos e representantes no auditório da reitoria da Univille, em novembro. O evento também contou com a colaboração dos projetos “Educa” e “Babitonga Ativa” da Univille e com a apresentação do Coral Udesc/Joinville sob a regência do maestro Anderson Nascimento. Os participantes dialogaram sobre os caminhos e oportunidades da educação ambiental crítica no país e em Santa Catarina.


​​Pela manhã foram realizadas duas palestras e uma mesa redonda, coordenada pela professora Nelma Baldin (Univlle), com os professores Carlos Frederico Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre a Educação Ambiental Crítica e com Juares Thiesen, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre as concepções teóricas e filosóficas da proposta curricular de Santa Catarina. Loureiro trouxe uma contextualização histórica da construção da educação ambiental crítica no mundo, suas distorções e desafios. Já Thiesen abordou sobre a construção participativa da proposta curricular de Santa Catarina e como o currículo é importante e influencia a construção de uma sociedade.


​​Durante a tarde o seminário promoveu a apresentação de pesquisas em educação ambiental crítica e a experiência da Agenda Integrada de Ecocidadania facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille), seguida de mesa redonda coordenada pela professora Regina Helena Munhoz (Udesc). A coordenadora do NEA (23ª Gered/UFRJ), Adriana Lima, abordou sobre sua pesquisa de doutorado “Educação Ambiental Crítica e Política Pública no ensino formal” ressaltando a implantação da educação ambiental crítica em Santa Catarina, suas conquistas e desafios. A pesquisadora Claúdia Oliveira Ferreira (Univille) apresentou a pesquisa “Educação Ambiental aplicada à escola: construindo novos valores - quebrando velhos paradigmas” e a pesquisadora Raíra Elberhardt Nogueira Kunupfer abordou sobre sua pesquisa de mestrado “Educação Ambiental Crítica e Matemática Crítica”, com ênfase no estudo de caso sobre o acidente da barragem em Mariana (MG).


​A apresentação do Projeto Babitonga Ativa e da Agenda Integrada de Ecocidadania foram realizadas pelas educadoras Mirella Cursino e Maiti Fontana, com a participação do oceanógrafo Leopoldo Gerhardinger, ambos integrantes da equipe do projeto. A apresentação teve início com uma contextualização geral da parceria e seus objetivos neste Seminário, seguida da apresentação do projeto e da Agenda Integrada de Ecocidadania, sua proposta e ações, em especial a proposta curricular da Formação Continuada em Ecocidadania junto às comunidades escolares dos seis municípios de entorno da Baía Babitonga.


​​Ao longo do planejamento e realização do seminário, a equipe do Projeto Babitonga Ativa buscou ativar a ecocidadania por meio do intercâmbio de conhecimentos e sensibilização para com as questões socioambientais do Ecossistema Babitonga. A partir das abordagens e discussões do seminário, a equipe do projeto pôde confirmar a compatibilidade e coerência da proposta pedagógica e missão da Agenda Integrada de Ecocidadania, especialmente diante do alinhamento teórico metodológico da proposta curricular da Formação Continuada em Ecocidadania com base nos conceitos abordados pelos palestrantes.


O Projeto Babitonga Ativa agradece a oportunidade de participação neste importante espaço de diálogo e ressalta a significativa participação dos ecocidadãos participantes da Formação Continuada em Ecocidadania que puderam aprofundar as discussões sobre Educação Ambiental que vem sendo discutida ao longo do desenvolvimento das atividades deste processo de ensino e aprendizagem em Ecocidadania.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page