top of page

Representantes do setor de transporte aquaviário conhecem resultados do Planejamento Espacial

Atualizado: 15 de jul. de 2021


Representantes do setor do transporte aquaviário operante no Ecossistema Babitonga participaram da oficina de Planejamento Espacial Marinho do Projeto Babitonga Ativa (Univille) em outubro (10), no Museu Histórico Prefeito José Schmidt. Ao todo, oito participantes representaram o Porto de São Francisco do Sul, o Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), o Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), a Praticagem São Francisco do Sul, Oceânica, a F. Andreis Ferry Boat e a Transpetro.

​Dentre as questões debatidas na oficina, os participantes relataram aumento da depredação de bóias de sinalização do canal de acesso da Baía Babitonga este ano. Entre os atos de vandalismo, segundo os representantes do setor de transporte aquaviário, há casos de cortes de fios e furto de baterias das bóias. Segundo os relatos, o ato prejudica a segurança de todos os navegadores, incluindo os demais setores usuários da baía.


​No ano passado, durante a primeira reunião com os representantes do transporte aquaviário, a equipe do projeto mapeou quais as áreas de uso do setor e quais os serviços ecossistêmico associados a este uso.



A equipe do projeto agradece aos participantes da oficina e convida representantes dos demais setores, nos municípios do entorno da Baía Babitonga, a participarem das próximas oficinas de Planejamento Espacial Marinho. O espaço para a realização da oficina foi gentilmente cedido pela Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

​​As oficinas de Planejamento Espacial Marinho também estão sendo realizadas com outros quatro grupos de usuários diretos (pescadores, maricultores, turismo, e recreação e mineração). Esse trabalho possibilitou a criação de um mapa do uso geral do Ecossistema Babitonga, que será incorporado a um plano de gestão em construção pelo Projeto Babitonga Ativa.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page