top of page

Grupo Estratégico de Mobilização discute rito eleitoral para primeiro mandato do GPB

Atualizado: 15 de jul. de 2021



O Grupo Estratégico de Mobilização (GEM) encerrou o calendário de reuniões em 2016 na última segunda-feira (21.11), no auditório do Ministério Público Federal (MPF) em Joinville. A pauta da reunião retomou a discussão sobre o documento-base, que está orientando a formação do Grupo Pró-Babitonga (GPB), colegiado regional que busca integrar representantes dos setores público, socioeconômico e socioambiental para a gestão compartilhada do Ecossistema Babitonga.

​Dentre os principais encaminhamentos da reunião, destaca-se a criação de um grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta do processo eleitoral a ser seguido para a eleição dos representantes setoriais no mandato do GPB. Ao todo, 44 representantes de 29 instituições participaram do oitavo encontro do GEM, que também marcou a primeira participação da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).


Além da formação do grupo de trabalho, que vai iniciar seus trabalhos de forma virtual ainda este ano, foi definido que o próximo encontro do GEM deverá ocorrer em fevereiro do próximo ano.




​Entre os participantes, estiveram representantes de diferentes grupos de usuários diretos dos recursos do Ecossistema Babitonga, como pescadores, maricultores, empresas mineradoras e do setor portuário. Também participaram organizações não-governamentais e representantes dos três níveis do poder público, entre eles o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), MPF, FATMA, além das prefeituras de Joinville e de São Francisco do Sul.


Diagnóstico Socioecológico


No sétimo encontro do GEM, realizado em outubro (20) com 35 representantes de 22 instituições, os participantes dialogaram sobre o Diagnóstico Socioecológico do Ecossistema Babitonga, elaborado pelo Projeto Babitonga Ativa para apoiar o GEM, futuro GPB, na construção participativa de um plano de gestão integrado para o Ecossistema Babitonga.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page