top of page

Planejamento Espacial Marinho do Projeto Babitonga Ativa inicia segunda rodada de oficinas

Atualizado: 15 de jul. de 2021


O Projeto Babitonga Ativa (PBA-Univille) deu início à segunda rodada de oficinas de Planejamento Espacial Marinho da Baía Babitonga (PEM), na última terça-feira (20/9), na sede do projeto, em São Francisco do Sul. A reunião contou com a participação de representantes do Clube Náutico Cruzeiro do Sul, Iperoba Hangaragem e Capri Iate Clube, todos agentes de turismo e lazer sediados no município. Assim como na primeira rodada de oficinas, realizada em 2015, a segunda rodada de reuniões será realizada com a participação de pescadores, maricultores, agentes de transporte aquaviário, agentes de turismo e lazer e mineradores dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga.



Entre outros objetivos, o Planejamento Espacial Marinho do Projeto Babitonga Ativa busca compatibilizar o desenvolvimento econômico com a utilização responsável dos recursos naturais disponíveis na baía, com a intenção de manter os serviços ecossistêmicos indispensáveis à vida e ao bem estar humano. Além disso, as oficinas buscam estimular o aprendizado e o engajamento social dos setores de usuários de recursos no processo de planejamento e gestão do território. Para integrar os usos existentes na baía e minimizar os conflitos existentes, o envolvimento e participação dos grupos de usuários diretos é fundamental para garantir a legitimidade do processo.


Durante as atividades da segunda rodada de oficinas de Planejamento Espacial Marinho, os participantes conhecerão os resultados colhidos na primeira rodada de oficinas, onde cada grupo identificou os principais usos e locais de atividades na Baía Babitonga, além das áreas mais importantes para a conservação, as regiões mais degradadas e aquelas que estão mais preservadas. Os participantes também têm oportunidade de opinar o que traz qualidade de vida e bem estar na região, além de identificar conflitos existentes entre as atividades econômicas desenvolvidas.


A equipe do projeto, em especial a coordenadora da pesquisa, Dannieli Herbst, agradece aos participantes da oficina e convida representantes dos demais setores, nos municípios do entorno da Baía Babitonga, a participarem das próximas oficinas de Planejamento Espacial Marinho. Os representantes do setor do turismo de São Francisco do Sul que não puderam participar da oficina têm a oportunidade de contribuir de outras maneiras entrando em contato com a equipe do projeto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page