top of page

Saiba mais sobre a Agenda Integrada de Ecocidadania facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa

Atualizado: 15 de jul. de 2021



A Agenda Integrada de Ecocidadania (AIE) facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille) desenvolve, colabora e promove ações de mobilização social com o objetivo de sensibilizar as comunidades do entorno da Baía Babitonga sobre as questões socioambientais e culturais locais. O objetivo da Agenda é mobilizar a sociedade em prol da saúde do Ecossistema Babitonga por meio da integração entre arte, ciência, cidadania e meio ambiente a fim de estimular a participação comunitária nas políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Dentre elas estão:


Formação Continuada em Ecocidadania

A FCE vem sendo construída em parceria com as secretarias municipais de educação e com a 23ª Gerência de Ensino de Santa Catarina com o objetivo de envolver as comunidades escolares do entorno da Baía Babitonga no diálogo sobre a sua saúde ecossistêmica. O objetivo é contribuir para a formação crítica da população a respeito da problemática socioambiental e cultural da região por meio de oficinas, saídas a campo e seminários em encontros mensais nas seis turmas formadas em cada município. Atualmente a Formação desenvolve o sexto ciclo de oficinas. Os ciclos de oficinas podem ser acompanhados no site do projeto.


​​A FCE teve início em maio de 2016 e vai se estender até março de 2017. Em 10 de dezembro, todas as turmas se reunirão no Seminário de Integração, onde os participantes dos seis municípios apresentarão seus planos de ação, construídos durante as oficinas da Formação, em prol da saúde da Baía Babitonga. Em março de 2017, as turmas voltarão a se reunir no Seminário Regional Juvenil, tendo em vista o envolvimento de jovens da comunidade escolar, na construção da ecocidadania do Ecossistema Babitonga.


Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual

O ciclo de oficinas em educomunicação audiovisual, realizado em fevereiro, foi aberto à participação das comunidades do entorno da Baía Babitonga. Os participantes tiveram acesso a conteúdo pedagógico sobre a educomunicação audiovisual por meio do desenvolvimento de oito oficinas que abordaram técnicas de produção de roteiro, captação e edição audiovisual. Como produto do Ciclo de Oficinas foram produzidos seis audiovisuais que estão sendo divulgados a cada semana nas mídias do Projeto. Acompanhe!


Saraus culturais "Memórias da Babitonga"

Está previsto a realização de seis saraus culturais integrando as comunidades escolar e artística de cada um dos municípios da Baía Babitonga. Os Saraus acontecerão no primeiro semestre de 2017. Será desenvolvido um sarau em cada um dos seis municípios com a intenção de promover a integração multicultural junto às comunidades e divulgar os trabalhos artísticos autorais do entorno da Baía Babitonga.


Festival Regional Multicultural

O festival celebrará as atividades facilitadas pelo Projeto Babitonga Ativa e pelas comunidades com atrações culturais e artísticas, oficinas, palestras, exposições, artesanatos, entre outros, e buscará envolver toda a sociedade nas ações em prol da saúde do Ecossistema Babitonga.


Colaboração com eventos socioambientais e culturais

Também colaboramos com eventos promovidos nos municípios de entorno da Baía Babitonga, como a 9ª Primavera de Museus (São Francisco do Sul), Oficina ObservaEA do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), entre outros, e participação em eventos culturais e ambientais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page