top of page

Permacultura na escola Sustentável é tema do terceiro ciclo de oficinas da Formação Continuada

Atualizado: 16 de jul. de 2021



O terceiro ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania (FCE), ação da Agenda Integrada de Ecocidadania, facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille) abordou a temática “Permacultura na Escola Sustentável”. A permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. As turmas da FCE em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul participaram das oficinas em junho de 2016. Neste ciclo foram integradas e realizadas duas oficinas da estrutura curricular:


Módulo I: Identidade Social, Ambiental e Cultural


- Oficina 03: Sensibilização e Percepção Socioambiental I

- Oficina 05: Leitura da Paisagem e Percepção Socioambiental I


As oficinas foram facilitadas pelo designer, arte-educador ambiental e permacultor Juliano Riciardi, integrante do Permacoletivo e consultor do Prêmio Embraco de Ecologia. A oficina abordou como a permacultura pode ser aplicada tanto como uma ferramenta produtiva de baixo custo e impacto, seja em produções agrícolas, construção de casas e praças, como uma filosofia e prática de vida mais relacionada à natureza. Também apresentou o Programa Permacultura da Escola Sustentável, realizado Joinville. A metodologia do curso é centrada no fazer da comunidade escolar participante, na aprendizagem e na constituição de competências e autonomias (construção coletiva do ser, do saber e do fazer) e envolvem 4 etapas de ações integrativas de atividades que são conduzidas dentro dos espaços da própria comunidade escolar.


O facilitador apresentou o histórico, a ética e os 12 princípios da permacultura e, a partir dos conceitos, exemplificou suas aplicações com imagens de designs permaculturais em espaços escolares. Riciardi também explicou sobre os padrões encontrados na natureza e como a permacultura leva em conta estas características. A oficina também demonstrou as ordens de magnitude na natureza representadas nos padrões. Nesse sentido, o permacultor também destacou a importância do desenvolvimento de fontes alternativas de energia como forma de aumentar a sustentabilidade das ações permaculturais.


Nesta primeira ação sobre a permacultura foi observado o interesse dos participantes pelo tema inovador, que para alguns era inédito. De forma geral, o conteúdo das oficinas buscou promover a interação com exemplos, a participação dos envolvidos com comentários e discussões sobre suas práticas e as futuras possibilidades que o tema despertou.


​A construção do conhecimento sobre a temática em questão possibilitou novas perspectivas para as ações dos ecocidadãos em suas comunidades, além do interesse em multiplicar as ações em diversos setores da sociedade. Para Juliano, “é de extrema importância que seja dada sequência nestas ações em cada município, visto que um trabalho desta importância, já iniciado com prerrogativas em Ecocidadania, deva ser uma ação planejada e executada em curto, médio e longo prazo”, afirmou.


Conheça mais sobre a Formação Continuada em Ecocidadania, acessando o link:


A Formação Continuada em Ecocidadania é uma iniciativa do Projeto Babitonga Ativa, facilitada no âmbito da da Agenda Integrada de Ecocidadania que conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar e da Associação Socioambientar. A proposta da formação vem sendo construída de forma participativa junto às secretarias municipais de educação e com a 23ª Gerência de Educação de Santa Catarina (23ª Gered), desde o segundo semestre de 2015.


Contato Juliano Riciardi para mais informações Designer de Permacultura

47 96194898

Programa Permacultura nas escolas:

Permacoletivo:


Oficina em Araquari:
































Oficina em Balneário Barra do Sul:































Oficina em Garuva:






























Oficina em Itapoá:




















Oficinas em Joinville:




















Oficina em São Francisco do Sul:












Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page