top of page

Conheça a Agenda Integrada de Ecocidadania facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille)

Entre as ações do Projeto Babitonga Ativa (Univille) estão previstas atividades de sensibilização e mobilização sobre as temáticas socioambiental e cultural da região. Nesse contexto, o Projeto Babitonga Ativa promove a Formação Continuada em Ecocidadania, palestras, oficinas, saraus, colabora com eventos socioambientais e culturais e também vai promover o Seminário Regional Juvenil e o Festival Regional Multicultural.


Estas ações fazem parte da Agenda Integrada de Ecocidadania (AIE) facilitada pelo Projeto Babaitonga Ativa, que está sendo construída de forma participativa junto à comunidades escolares e demais sujeitos sociais do território. Esta agenda busca promover a integração entre arte, ciência, cidadania e meio ambiente a fim de estimular a participação comunitária nas políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) no território.


Os objetivos principais da AIE são mapear iniciativas convergentes; integrar as atividades desenvolvidas pelas instituições parceiras; estimular a participação social nas políticas públicas; construir e desenvolver palestras, oficinas, seminários e ações culturais para a mobilização e sensibilização socioambiental; e desenvolver uma formação (aprendizagem) continuada em ecocidadania, com foco na multiplicação, desenvolvimento e disseminação de conceitos socioambientais e culturais.


A formulação desta agenda irá integrar representantes de organizações setoriais e parceiros locais vinculados aos setores de educação e cultura (formal e não formal). Os meios para esta integração estão sendo discutidos junto aos envolvidos para o aperfeiçoamento gradativo da agenda, permeabilidade e enraizamento progressivo nas políticas públicas de educação ambiental nos municípios de entorno da Baía Babitonga.


A construção da Agenda Integrada de Ecocidadania está sendo realizada por meio de reuniões de trabalho com instituições governamentais e da sociedade civil organizada dos seis municípios de entorno do ecossistema Babitonga. A AIE vem sendo construída e adaptada a partir destas reuniões e desenvolvimento de ações socioambientais e culturais integradas.


Durante o período inicial de desenvolvimento e estruturação de uma abordagem político-pedagógica própria, as ações da AIE estão ancorados no marco conceitual do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Coletivo Memórias do Mar (https://goo.gl/7eHFOM), organização que surgiu da convergência voluntária entre pessoas e instituições, incluindo estudantes, lideranças comunitárias, artistas e cientistas. Este PPP abarca uma diversidade de ações e oficinas socioambientais/culturais para a construção e ativação da ecocidadania.


Formação Continuada em Ecocidadania


O PBA desenvolverá, por meio da AIE, de forma participativa e colaborativa, uma Formação Continuada em Ecocidadania envolvendo comunidades escolares desses municípios, incluindo professores, educadores (formais e populares), jovens, estudantes, artistas e lideranças comunitárias. Dessa forma, o projeto contribuirá para a formação crítica da população a respeito da problemática socioambiental e cultural da região.

O estímulo do pensamento criativo e da participação comunitária é compreendido como alicerce da ativação da ecocidadania e da saúde ecossistêmica de ambientes naturais e culturais. Desta forma, a participação prioritária do público de professores, educadores (formais e populares), jovens, estudantes, artistas e lideranças comunitários (transversalmente a todos os setores sociais) nas ações da Agenda Integrada de Ecocidadania irá contribuir diretamente para estimular o engajamento e participação comunitária na transformação socioambiental no entorno do ecossistema Babitonga. Além de lideranças e jovens protagonistas, a AIE buscará envolver representantes de organizações setoriais e parceiros vinculados as redes de educação e cultura.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page