Projeto Babitonga Ativa encerra ciclo de oficinas de planejamento espacial marinho
Atualizado: 16 de jul. de 2021
O Projeto Babitonga Ativa finalizou um ciclo de 19 oficinas de planejamento espacial marinho junto aos usuários diretos de recursos da Baía Babitonga. Dos 377 convidados entre pescadores, maricultores, agentes de transporte aquaviário, agentes de turismo e lazer, mineradoras de areia e pesquisadores, 175 participaram dos encontros nos seis municípios do entorno da baía.
Assista ao vídeo, divulgado no facebook:
Todas oficinas utilizaram a mesma metodologia e buscaram identificar e mapear os usos, econômicos e não econômicos, da baía, bem como apontar e valorar as áreas mais degradadas e as prioritárias para a conservação do Ecossistema Babitonga. Os dados estão sendo sistematizados e os resultados serão apresentados aos participantes em um novo ciclo de oficinas.
O ciclo de oficinas de planejamento espacial marinho é conduzido pelo Projeto Babitonga Ativa sob coordenação da bióloga Dannieli Firme Herbst, doutoranda em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para ela, as oficinas de planejamento oferecem uma oportunidade de engajamento social. “Esse processo de mapeamento é uma oportunidade para a sociedade se engajar, pois permite a ela e apontar seus territórios, seus recursos, as áreas mais importantes e aquelas que precisam de mais atenção”, explica.
Após a avaliação dos resultados, a equipe do projeto irá preparar um mapa com o planejamento espacial marinho proposto para a Baía Babitonga, que será incorporado no Plano de Gestão do Ecossistema Babitonga (PGE), facilitado pelo Projeto Babitonga Ativa.
Este processo será um projeto-piloto nacional junto a Comissão Interministerial de Recursos do Mar, trazendo aprendizados que poderão refletir na gestão ambiental pública em toda a Zona Econômica Exclusiva brasileira.