top of page

Projeto Babitonga Ativa planeja início da Formação Continuada em Ecocidadania

Atualizado: 16 de jul. de 2021



Reunião com professores e diretores escolares de Araquari

A equipe do Projeto Babitonga Ativa promoveu uma série de reuniões com as secretarias de Educação de Garuva, São Francisco do Sul e Araquari para definir a participação dos professores e encaminhar os procedimentos finais para o início das atividades da Formação Continuada em Ecocidadania. Entre os temas, foram abordadas questões sobre a estrutura curricular da formação e de logística dos encontros, como definição de local, carga horária por oficina e número de vagas.


​Em Garuva, o encontro foi realizado na terça-feira (01.03) com participação da responsável pelo setor de educação, Jucilene Furlan; da professora Luciany Boeing; e do supervisor de educação Física, Clóvis Nei Estevam. Foi discutido que a turma será composta por 30 participantes, sendo 15 para a rede municipal, dez para a rede estadual e cinco para lideranças comunitárias. A quantidade de participantes por público é flexível de acordo com a condição de cada município. Como em Garuva há apenas uma escola estadual, poderão ser remanejadas vagas para outros públicos.


Em São Francisco do Sul, a reunião foi realizada na quinta-feira (03.03) com a participação das supervisoras escolares Eliane Patricia de Oliveira Goulart e Simoni Porciuncula P. dos Santos, da assessora administrativa Marilza de Braga Castro e da orientadora educacional Lindomar Souza da Silva. Entre os acordos, foi estabelecido que a formação terá início em abril e que os encontros serão realizados na Univille - Unidade de São Francisco do Sul.


​Em Araquari, o encontro foi realizado na quinta-feira (31.03), com a coordenadora pedagógica, Rosane Carvalho, e com diretores escolares da secretaria municipal no auditório da prefeitura. Após o encontro, representantes do CEI Vovó Brandina convidaram a equipe do Projeto Babitonga Ativa para conhecer o espaço escolar e apresentar os projetos socioambientais e culturais que desenvolvem. No CEI são desenvolvidas hortas, há uma casa construída a partir de garrafas pet e outros brinquedos construídos com material reciclável. Os professores também desenvolvem projeto de reutilização de bobinas abandonadas às margens do Rio Parati com a comunidade escolar local e com as famílias dos alunos.


A Formação Continuada em Ecocidadania é uma iniciativa do Projeto Babitonga Ativa - Univille que conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar e da Associação Socioambientar. A proposta da formação vem sendo construída de forma participativa junto às secretarias municipais de educação de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul, e com a 23ª Gerência de Educação de Santa Catarina (23ª Gered) desde o segundo semestre de 2015.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page