top of page

Seminário reúne conhecimentos científicos sobre o Ecossistema Babitonga



O Seminário Interdisciplinar Acadêmico do Projeto Babitonga Ativa, realizado na segunda-feira (4), reuniu 25 pesquisadores de nove instituições de Santa Catarina para identificar pesquisas e lacunas do conhecimento socioecológico sobre o Ecossistema Babitonga disponíveis. O evento também serviu para construir coletivamente propostas de integração do setor acadêmico com a elaboração do Plano de Gestão Ecossistêmica e a composição do Grupo Pró-Babitonga.


No primeiro período do seminário, a equipe do Projeto Babitonga Ativa apresentou o plano de trabalho e os objetivos do projeto. Os participantes sugeriram a realização de dignósticos ambientais sobre a região e de mais discussões sobre a construção de banco de dados com informações da Babitonga. Os participantes também tiveram oportunidade de fazer uma auto-apresentação e discorrer sobre o campo de pesquisa e atuação, além de apontarem como suas pesquisas podem contribuir com a saúde da Baía Babitonga.



Pela tarde, a equipe do Projeto Babitonga Ativa conduziu oficina de identificação, mapeamento de áreas e valoração dos serviços ecossistêmicos da Babitonga. Nesta oportunidade, por exemplo, cada participante indicou áreas prioritárias para a gestão da baía e seu entorno, além de suas expectativas sobre as capacidades de uso de recursos do ecossistema.

Em continuidade às discussões do seminário, os participantes também sugeriram a realização de um segundo encontro interdisciplinar para tratar da saúde do Ecossitema Babitonga, incorporando mais profissionais relacionados às ciências sociais. Entre os participantes estiveram geógrafos, biólogos, oceanógrafos, engenheiros e pedagogos, que também discutiram estratégias para a construção de um banco de dados integrado.


Estiveram presentes representantes das seguintes instituições:

Universidade da Região de Joinville (Univille)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Instituto Federal Catarinense (IFC)

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Rotary Club Leste Joinville

Instituto Vidamar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page