top of page

Seminário com comunidade acadêmica visa reunir conhecimento sobre a saúde da Baía Babitonga

Atualizado: 16 de jul. de 2021



O Projeto Babitonga Ativa vai promover, na próxima segunda-feira (4.4), das 9h às 17h30, o Seminário Interdisciplinar Acadêmico para integrar o segmento acadêmico de Santa Catarina no processo de construção participativa da gestão integrada do Ecossistema Babitonga. O objetivo é identificar lacunas na base de conhecimentos socioecológicos disponíveis sobre a Baía Babitonga e construir coletivamente propostas de integração do setor acadêmico com as atividades do Projeto Babitonga Ativa.


O seminário faz parte da programação do III Seminário de Biologia Marinha: ciência e políticas públicas para a saúde da Babitonga, que acontecerá na segunda e terça-feira (4 e 5 de abril). O primeiro dia será realizado no Centro de Eventos da Univille, no campus de Joinville, e o segundo dia será desenvolvido no campus de São Francisco do Sul. Além de apontar oportunidades para o aprofundamento do conhecimento científico sobre o Ecossistema Babitonga, o Seminário Interdisciplinar Acadêmico visa colher as sugestões de estudantes e professores para a formação do Grupo Pró-Babitonga (GPB) e a elaboração do Plano de Gestão do Ecossistema Babitonga (PGE).


Entre os objetivos do Projeto Babitonga Ativa está a criação e operação do GPB, que incluirá representantes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga. O GPB, por sua vez, será responsável por construir e implementar de modo participativo o PGE, com o objetivo de estabelecer regras sobre usos da baía pelos diversos usuários de seus recursos.


No período da manhã, cada participante do seminário terá espaço para uma breve apresentação sobre suas linhas de pesquisa. No período da tarde, a programação contemplará uma oficina de planejamento espacial com metodologia participativa, e a definição conjunta de arranjos de co-autoria para a elaboração do PGE. O seminário será encerrado com uma discussão aberta sobre os fundamentos jurídicos e técnicos para o compartilhamento de dados geoespaciais visando alavancar análises integradas de suporte à gestão do Ecossistema Babitonga.


Seminário Interdisciplinar Acadêmico

Data: 4 e 5 de abril de 2016

Local: Centro de Eventos da Univille, no campus Joinville (4/4), e no campus de São Francisco do Sul (5/4)

Público: acadêmicos com enfoque socioecológico na Baía Babitonga


Mais informações:

47. 3444-4628

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page