top of page

Agenda Integrada de Ecocidadania conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar



O Projeto Babitonga Ativa prevê ações de sensibilização e mobilização sobre as temáticas socioambiental e cultural da região da Baía Babitonga, litoral norte de Santa Catarina. Estas ações fazem parte da Agenda Integrada de Ecocidadania (AIE), que está sendo facilitada pelo projeto e construída de forma participativa junto à sociedade. Esta agenda busca promover a integração entre arte, ciência, cidadania e meio ambiente a fim de estimular a participação comunitária nas políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) no território. A formulação desta agenda está incluindo representantes de algumas organizações setoriais e parceiros locais vinculados ao setor educacional e cultural (formal e informal).


O estímulo do pensamento e prática criativa são compreendidos como alicerces da ativação da ecocidadania e da saúde ecossistêmica, os quais serão utilizados como metáforas centrais da comunicação social que emana das ações da AIE. Desta forma, a participação dos atores locais (transversalmente a todos os setores sociais) nas ações da AIE irá contribuir diretamente para estimular o engajamento comunitário nas etapas de elaboração do Plano de Gestão para a Governabilidade do Ecossistema Babitonga.


Durante o período inicial de desenvolvimento e estruturação de uma abordagem político-pedagógica própria, as ações pedagógicas da AIE estarão ancoradas no marco conceitual do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Coletivo Memórias do Mar (https://www.facebook.com/memoriasdomar/?fref=ts), organização que surgiu da convergência voluntária entre pessoas e instituições, incluindo estudantes, lideranças comunitárias, artistas e cientistas. Este PPP abarca uma diversidade de ações e oficinas socioambientais/culturais para a formação e ativação da ecocidadania.


O Coletivo Memórias do Mar, que reúne entidades e cidadãos com atuação no campo socioambiental em Santa Catarina e outras regiões do Brasil, também é parceiro do Projeto Babitonga Ativa. Dentre as atividades da formação continuada em Ecocidadania, muitas vêm sendo executadas pelas instituições e pessoas do Coletivo em outros âmbitos de educação e a expectativa é que e os facilitadores de oficinas também sejam inseridos na execução do ciclo de formação em ecocidadania.


Formação Continuada em Ecocidadania


A Formação Continuada em Ecocidadania, que será facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa à comunidade escolar dos municípios do entorno da Baía Babitonga a partir de 2016, conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar. O Coletivo vem, há anos, desenvolvendo projetos e ações em torno de uma agenda proativa para o futuro dos oceanos e da ativação da ecocidadania nas regiões costeiras do Brasil. As instituições que fazem parte do Coletivo Memórias do Mar são: Associação SocioAmbientar, Ecovila São José, Sala Verde Itajaí, Café Maestro, Trupe Sonora Casa de Orates e banda Tarrafa Elétrica.



O Coletivo firmou, com o Projeto Babitonga Ativa, acordos que permitirão a execução e pagamento das oficinas, além do aproveitamento da base metodológica de educação ambiental construída pela Associação SocioAmbientar. Todo o arranjo legal da parceria está encaminhado, assim como os contratos de cooperação com as secretarias de Educação de cada um dos seis município da região.


A expectativa é de que a formação tenha início junto ao calendário escolar deste ano. Para isso, o Projeto Babitonga Ativa vai selecionar facilitadores de oficinas por meio de um edital que está sendo construído. O conteúdo e as diretrizes da Formação Continuada em Ecocidadania são fundamentadas no Programa de Cidadania Socioambiental - SocioAmbientar: Multiplicando Sonhos, da Associação SocioAmbientar, de ItajaÍ - SC (http://www.socioambientar.org/), bem como no cardápio de possibilidades do PPP do Coletivo Memórias do Mar. No entanto, cada secretaria da rede pública de ensino está empenhada em revisar e construir coletivamente o conteúdo final que será multiplicado aos participantes das oficinas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page