top of page

Músico de São Francisco do Sul organiza campanha de doação de instrumentos musicais para aldeias

Atualizado: 19 de jul. de 2021



Morador de São Francisco do Sul, o músico Juan Vanguard tomou uma iniciativa que pode servir de exemplo para a promoção da cidadania na região da Baía Babitonga. Por conta própria, Vanguard iniciou uma campanha de doações de instrumentos musicais para o fortalecimento da cultura indígena guarani. Em São Francisco do Sul, duas aldeias, do Morro Alto e da Reta, promovem ações de ensino musical às crianças indígenas, mas não contam com equipamentos suficientes ou em bom estado de conservação.


Segundo Vanguard, a iniciativa foi pensada durante a 9ª Primavera dos Museus, realizada em todo país pelos museus vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em São Francisco do Sul, as ações foram realizadas nos espaços culturais Museu Nacional do Mar, Museu Histórico Prefeito José Schmidt, Cine Teatro X de Novembro e Mercado Público Municipal e tiveram a parceria do Projeto Babitonga Ativa “Tive a oportunidade de prestigiar, no Mercado Público, a apresentação do coral infanto-juvenil guarani da Aldeia Morro Alto, do bairro Laranjeiras. A apresentação estava linda e fiquei muito sensibilizado com a qualidade do coral e da expressão cultural da tradição guarani”, destaca.


Para a campanha “Ação comunitária: Doe instrumentos musicais para fortalecimento da cultura Indígena Guarani”, Vanguard pede que sejam doados quaisquer instrumentos musicais, preferencialmente violão e violino, instrumentos usados pelo coral. Doações de cordas desses instrumentos também são bem-vindos. “Ao longo da apresentação, o que mais me chamou a atenção foi que eles só possuem um violão e um violino pra toda a aldeia! E estes estavam velhos e faltando cordas. Esta situação me motivou a desenvolver esta campanha para arrecadação de instrumentos musicais em prol do fortalecimento cultural das aldeias guaranis do município”, explica.


Para a realização desta campanha, o músico Juan Vanguard conta com Daniela Nunes (proprietária do Dunas Art Bar e Gastronomia, SFS), com o apoio da equipe do Projeto Babitonga Ativa (Univille) e com os parceiros do Rock Ilha Instrumentos Musicais, Berghan Luthieria e Outflex TI Soluções para ajudar com as doações de instrumentos musicais.


Os instrumentos não precisam ser novos e, caso seja necessário, o reparo será feito em parceria com a Berghan Luthieria. Para entregar sua doação, entre em contato com Vanguard pelo telefone (47) 8482-5598, no facebook (https://goo.gl/ZlwKne), ou nos seguintes pontos de arrecadação: Berghan Luthieria, com Fábio Berghan; Rock Ilha Instrumentos Musicais, com Paulo Reis; Dunas Art Bar e Gastronomia e Ponto de Cultura do Mercado Público Municipal, com Andréa do Rozário. O prazo de recolhimento dos instrumentos é até 15 de dezembro, podendo se estender.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page