top of page

O que é governança? E o que isto tem a ver comigo e com a saúde da Baía Babitonga?



Na Grécia antiga, os filósofos consideravam que o papel do estado era o de “manobrar” ou "dirigir" assuntos humanos. Por isso, inclusive, a origem da palavra governança deriva do seu uso deste verbo grego. Mais recentemente, 'governança' vem sendo pensada como um processo que vai além do importante papel do 'governo' em ajudar a manobrar ou dirigir a vida cotidiana e o desenvolvimento de uma sociedade.


São muitos os conceitos de governança atualmente aplicados nas ciências sociais e políticas. Para o professor Jan Kooiman, da Universidade Erasmus, na Holanda, a governança inclui todas as interações públicas e privadas que são iniciadas para resolver problemas e criar oportunidades na sociedade. Nesse sentido bem amplo, a governança é o resultado destas interações entre os diversos atores sociais dentro de um ecossistema.


A governança pode ser conduzida até mesmo pela própria comunidade, independente do governo quando, por exemplo, as associações de moradores se reúnem para resolver um problema do acúmulo do lixo em uma rua. Na pesca artesanal de tainha, que foi declarada patrimônio histórico e artístico de Santa Catarina, os pescadores, todos os anos, usam regras próprias para orientar a sua estratégia coletiva de captura e partilha do pescado.


Além das interações entre os vários atores sociais, a governança também pode gerar o aprendizado. Conforme a colaboração entre o governo e a sociedade segue estruturada em uma agenda comum, todos fazem mais e melhor aquilo que deve ser feito: cuidar da saúde da natureza e das pessoas. Por isso, o Projeto Babitonga Ativa e as entidades parceiras buscam contribuir para a mobilização social com planejamento estratégico com o objetivo de promover a governança do ecossistema Babitonga.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page