Projeto Babitonga Ativa planeja ações junto ao Museu Nacional do Mar para fortalecimento da cultura
O Projeto Babitonga Ativa, o Coletivo Memórias do Mar, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Volta Velha e a Aldeia Guarani Morro Alto, de São Francisco do Sul, irão colaborar com o Museu Nacional do Mar nas atividades da 9ª Primavera dos Museus, que ocorre entre 21 e 27 de setembro em todo país. Para contribuir com a defesa dos direitos indígenas, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) selecionou o tema Museus e memórias indígenas para as comemorações deste ano.
A Primavera dos Museus ocorre anualmente em todos os museus vinculados ao Ibram. Neste ano, o Projeto Babitonga Ativa, a RPPN Volta Velha e a Aldeia Guarani Morro Alto irão apoiar no desenvolvimento de palestras, oficinas e apresentações culturais para o fortalecimento da cultura indígena. Também é prevista a realização de uma roda de conversa para buscar integração junto às comunidades indígenas locais do entorno da Baía Babitonga.
Nesse sentido, o Projeto Babitonga Ativa também vai apresentar os objetivos da Agenda Integrada de Ecocidadania com o objetivo de valorizar o tema da cultura indígena. A parceria será firmada por meio de um termo de cooperação entre o Projeto Babitonga Ativa e o Museu Nacional do Mar. A programação completa do evento será divulgada pelo museu após a confirmação das atividades.
A equipe do Projeto Babitonga Ativa também vai participar da mesa redonda promovida pelo Museu Histórico de São Francisco do Sul, na manhã de quinta-feira (24), para tratar da temática indígena da região. Além da participação no debate, o objetivo é integrar ações para o fortalecimento da Agenda Integrada de Ecocidadania.
Na segunda-feira (14), a equipe do Projeto Babitonga Ativa e a coordenadora do Museu Nacional do Mar, Marina Bruschi, se reuniram com a coordenadora do Museu Histórico Prefeito José Schimidt, Andréa de Oliveira, para tratar sobre a integração das ações da 9ª Primavera dos Museus e da Agenda Integrada de Ecocidadania.