top of page

Projeto Babitonga Ativa busca agenda de aprendizado com experiências de gestão territorial

Atualizado: 19 de jul. de 2021



A equipe do Projeto Babitonga Ativa se reuniu com o analista ambiental Simão Marrul Filho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, para iniciar uma troca de experiências na área de governança territorial. O objetivo é buscar intregração com as metodologias adotadas pela APA para a elaboração do seu Plano de Manejo. A APA da Baleia Franca contribui com a proteção e desenvolvimento de recursos naturais em 156 mil hectares de nove municípios no litoral sul de Santa Catarina. São 130 km de linha costeira, desde o sul da ilha de Santa Catarina, na região de Florianópolis, até o Balneário Rincão, distante 30 km de Criciúma.


A APA da Baleia Franca foi criada em 2000 e seu conselho gestor foi instituído em 2005. Para a formação do Plano de Manejo, os conselheiros vão conduzir oficinas de planejamento participativo para definir a missão, visão, objetivos estratégicos e o mapa situacional do Plano de Manejo, considerando os problemas, potencialidades e conflitos existentes neste território. Nesse sentido, as experiências e metodologias poderão ser compartilhadas com as entidades e setores (público, sociedade civil e iniciativa privada) envolvidos na formação e operação do Grupo Pró-Babitonga (GPB). O grupo está sendo criado para apoiar a gestão do ecossistema Babitonga.


Outras oportunidades de colaboração e aprendizagem mútua entra a APA da Baleia Franca e as entidades do entorno da Baía Babitonga também foram visualizadas, como a colaboração dos membros do Conselho Gestor da APA na realização conjunta de um curso de formação em Gestão Ambiental Pública com vistas à formação do GPB. A reunião também serviu para a equipe do Projeto Babitonga Ativa aprender sobre os recursos necessários para estruturação dos processos administrativos, burocráticos, financeiros, logísticos, institucionais e técnicos para a implementação de uma estrutura de governança territorial semelhante no litoral norte catarinense.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page