top of page
  • Assessoria de Comunicação GPB

GPB debate sobre tornar-se signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Tema foi a principal discussão da assembleia do colegiado no mês de setembro de 2020 que está na íntegra no canal do youtube no link: https://youtu.be/e_EzbhoOdGE

O Comitê Joinville do Movimento Nacional ODS Santa Catarina fez uma apresentação de sensibilização e mobilização para motivar o Grupo Pró-Babitonga (GPB) a tornar-se signatário do Movimento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


Durante os debates que seguiram a apresentação pode-se confirmar que o GPB tem como principal identificação o ODS 14 – Vida na Água, que objetiva “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Considerando que entre os objetivos do GPB está o de “Contribuir para a gestão participativa e integrada do Ecossistema Babitonga, com ações que assegurem a proteção da diversidade biológica e cultural, o disciplinamento da ocupação e a sustentabilidade dos usos dos seus recursos naturais”, as duas entidades têm muito em comum. Por ser um colegiado não formalizado com CNPJ, tal qual como se constitui o próprio Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o GPB estava impedido de tornar-se signatário. Esse impedimento não mais existe haja vista a mudança regimental recém implementada que também permite que entidades colegiadas legalmente constituídas possam aderir ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O Comitê Joinville está vinculado ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina que é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York, o movimento busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. A missão do Movimento Nacional ODS Santa Catarina é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.


O GPB decidiu por submeter a adesão ao movimento na próxima assembleia, de outubro, e também eleger o seu porta-voz, para esta representação.

Saiba mais sobre o GPB em www.grupoprobabitonga.com Saiba mais sobre o Movimento Nacional ODS Santa Catarina em https://sc.movimentoods.org.br/

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page