top of page

Manguezais voltam à pauta no Grupo Pró-Babitonga

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Membros da Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental (CTFA) do Grupo Pró-Babitonga (GPB) decidiram, na primeira reunião do ano, 18 de fevereiro, que a fiscalização nas áreas de manguezais do ecossistema Babitonga deva ser uma das prioridades de 2020.


A foto que ilustra essa matéria, registrada por agente da Delegacia de Polícia Civil Especializada em Crimes Ambientais, é de operação feita na mesma data, 18 de fevereiro, no bairro Fátima, e resultou numa prisão por prática de crime ambiental em Área de Preservação Permanente (APP), ou seja, de mangue.

Criada em 2018, a CTFA, que é coordenada pelo servidor público municipal Thobias Lemke, da Secretaria de Saneamento Ambiental de Garuva, reúne seus membros sistematicamente no Ministério Público Federal (MPF) de Joinville. Outra ação programada pelo grupo será um levantamento histórico e atual, através de técnicas de geoprocessamento, das áreas de invasão dos manguezais. Com isso cria-se a possibilidade de confirmar quais os locais recentes de invasões para atuações focadas nestes pontos.


Composta principalmente por voluntários ligados à normatização e fiscalização ambiental dos seis municípios do ecossistema Babitonga e de órgãos federais e estaduais, a CTFA já coordenou três mutirões de fiscalização na Baía Babitonga e uma quarta operação também está sendo articulada pelo grupo ainda para este primeiro semestre de 2020.

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Câmaras Técnicas (CT) - Grupos de voluntários focados em discussões técnicas específicas para estabelecer ações que permitam ao GPB atingir seus objetivos.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page