top of page

Grupo de Trabalho de Pesca realiza seu primeiro encontro

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Aconteceu na manhã de 04 de fevereiro de 2020 a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Pesca (GT Pesca) do Grupo Pró-Babitonga (GPB). O encontro histórico foi no auditório do Ministério Público Federal (MPF) de Joinville, SC e reuniu 21 voluntários. Os participantes optaram por reunirem-se mensalmente às primeiras terças-feiras de cada mês, a partir das 16h no MPF, à rua Orestes Guimarães, 876, bairro América, e ainda complementar com reuniões itinerantes nos seis municípios do ecossistema Babitonga para conquistar mais adesão de pescadores.


O pescador Marcio Francisco Bertoti foi eleito o coordenador do grupo e o biólogo Fabiano Grecco de Carvalho, vice. As próximas reuniões de 2020 do GT Pesca acontecem em 03/03, 07/04, 05/05, 02/06, 07/07, 04/08, 01/09, 06/10, 03/11 e 01/12.

Pescador desde criança, Marcio Francisco Bertoti (Bode), 40, vive exclusivamente da pesca a apenas seis anos. Natural de Três Barras do Paraná, PR, mora em Joinville desde 2001. Para ele o GT Pesca é um importante canal de comunicação entre o pescador artesanal da Baía Babitonga e o GPB. “O GPB representa todo o tipo de usuário da Babitonga, baía essa rica em diversidade, porém muito esquecida e desprezada inclusive por seus usuários e dependentes. Quero ajudar a unir os pescadores em defesa da nossa baía, do nosso sustento”.


O pescador diz que os profissionais têm uma representação precária e ainda sofrem com a pesca ilegal. “É preciso que se faça um recadastramento de pescadores, pois tem muita gente que não é profissional e tem carteira de pesca”.


Bode vai contar com apoio técnico do seu vice Fabiano Grecco de Carvalho, 39. Nascido em Campinas, vive em São Francisco do Sul desde 2007, é mestre em ecologia e conservação.


O biólogo é um dos idealizadores do Projeto Babitonga Ativa em 2013 que formou o GPB em 2017. Ele diz que o GT Pesca é também um importante espaço de empoderamento do setor pesqueiro artesanal. “Continuo no GPB pelas possibilidades de aprendizado e trabalho coletivo em prol da conservação da Babitonga, considerando sua dimensão socioecológica”.

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page