SEMAI está no GPB

24-Jan-2020

Representada por Taynara Gonçalves Pinheiro, 28, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá, SC (SEMAI) tem participação ativa no Grupo Pró-Babitonga (GPB) por reconhecer a importância dos órgãos públicos ambientais municipais na gestão do ecossistema da Baía Babitonga.

Para a oceanógrafa, zelar por esse patrimônio natural é um dever. “Participo do GPB representando todo o trabalho da secretaria e pela certeza de que podemos contribuir para as ações regionais deixando de lado os limites políticos e focando nas características ambientais que compartilhamos nesse ecossistema. Enquanto SEMAI, reconhecemos a importância econômica, social e ecológica da Baía Babitonga. É de grande importância acompanharmos o GPB, suas estratégias e ações, contribuindo e participando de tudo o que nos couber dentro das nossas atribuições”.

Taynara Gonçalves Pinheiro participa do GPB desde março de 2019 e também coordena o Grupo de Trabalho de Gerenciamento Costeiro (GT Gerco). Nascida em Joinville, mora em Itapoá desde 1991, diz que sua participação no GPB vai além de representar a SEMAI. “Cresci à beira da Babitonga, tenho formação na área ambiental e a baía foi tema do meu trabalho de conclusão de curso da faculdade. O cuidado, zelo e desejo de ver a Baía Babitonga nos fornecendo todos os seus serviços ecossistêmicos e exercendo suas primordiais funções ecológicas é algo pessoal e pulsante para mim”.

A servidora pública destaca um dos mais importantes diferenciais do GPB. “Sabemos da seriedade de todos que participam. É a construção mais coletiva e participativa de um diálogo saudável e construtivo sobre a forma que estamos cuidando da Baía Babitonga, como planejamos o desenvolvimento possibilitado por ela nos próximos anos e também para as futuras gerações. O movimento conta com um Plano de Gestão Ecossistêmica (PGE) construído colaborativamente, onde estão os principais objetivos e metas deste coletivo.”.

 

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

 

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

February 21, 2020

Please reload

Arquivo