top of page

SEMAI está no GPB

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Representada por Taynara Gonçalves Pinheiro, 28, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá, SC (SEMAI) tem participação ativa no Grupo Pró-Babitonga (GPB) por reconhecer a importância dos órgãos públicos ambientais municipais na gestão do ecossistema da Baía Babitonga.


Para a oceanógrafa, zelar por esse patrimônio natural é um dever. “Participo do GPB representando todo o trabalho da secretaria e pela certeza de que podemos contribuir para as ações regionais deixando de lado os limites políticos e focando nas características ambientais que compartilhamos nesse ecossistema. Enquanto SEMAI, reconhecemos a importância econômica, social e ecológica da Baía Babitonga. É de grande importância acompanharmos o GPB, suas estratégias e ações, contribuindo e participando de tudo o que nos couber dentro das nossas atribuições”.

Taynara Gonçalves Pinheiro participa do GPB desde março de 2019 e também coordena o Grupo de Trabalho de Gerenciamento Costeiro (GT Gerco). Nascida em Joinville, mora em Itapoá desde 1991, diz que sua participação no GPB vai além de representar a SEMAI. “Cresci à beira da Babitonga, tenho formação na área ambiental e a baía foi tema do meu trabalho de conclusão de curso da faculdade. O cuidado, zelo e desejo de ver a Baía Babitonga nos fornecendo todos os seus serviços ecossistêmicos e exercendo suas primordiais funções ecológicas é algo pessoal e pulsante para mim”.


A servidora pública destaca um dos mais importantes diferenciais do GPB. “Sabemos da seriedade de todos que participam. É a construção mais coletiva e participativa de um diálogo saudável e construtivo sobre a forma que estamos cuidando da Baía Babitonga, como planejamos o desenvolvimento possibilitado por ela nos próximos anos e também para as futuras gerações. O movimento conta com um Plano de Gestão Ecossistêmica (PGE) construído colaborativamente, onde estão os principais objetivos e metas deste coletivo.”.

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Grupos de Trabalho (GT) – Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page