top of page

GPB consolida-se com quatro Grupos de Trabalho (GT)

Atualizado: 15 de jul. de 2021

O Grupo Pró-Babitonga (GPB), encerra o ano de 2019 com três GT em plena atividade e mais um em processo de formação. Constituído com o objetivo de contribuir para a gestão participativa e integrada do Ecossistema Babitonga, o GPB reúne sistematicamente dezenas de voluntários com experiências práticas e/ou acadêmicas.


Além das três Câmaras Técnicas (Investimento e Sustentabilidade, Fiscalização Ambiental e Canal do Linguado) o fórum colegiado se complementa com o Grupo de Trabalho de Gerenciamento Costeiro (GTGC), Grupo de Trabalho de Licenciamento Ambiental (GTLA), Grupo de Trabalho de Comunicação (GTCom) e, em processo de formação, o Grupo de Trabalho de Pesca (GTPesca).

A Baía Babitonga é um dos mais importantes complexos estuarinos do sul do Brasil, território compartilhado por seis municípios (Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul), que abriga importantes atividades econômicas – pesca, turismo, operações portuárias, maricultura e mineração – além de ser área de reprodução e desenvolvimento para diversos recursos pesqueiros e espécies da fauna ameaçadas de extinção. Apesar de toda a importância socioeconômica e ecológica, o território da Baía Babitonga historicamente foi alvo de uma gestão fragmentada e com evidentes lacunas no que se refere à participação social. Liderado pela Univille e financiado com recursos públicos conquistados em edital do Ministério Público Federal (MPF), desde 2015 há um esforço para reunir e apoiar gestores e membros da comunidade dos seis municípios a se envolverem no delineamento e execução de ações integradas pela saúde da Baía Babitonga. O modelo implementado ganha notoriedade nacional e internacional e já tem sido citado como referência de governança participativa.


O GPB reúne mensalmente média de 50 participantes em suas reuniões que acontecem no auditório do MPF em Joinville, SC e seu Comitê Executivo é liderado por três membros: Horácio Schwochow – Secretário Executivo (segmento público), Altamir Andrade (segmento socioambiental) e Raul Ivan Delavy (segmento socioeconômico) que findam seus mandatos em 2020.


Saiba mais sobre o GPB em www.grupoprobabitonga.com

Ecossistema Babitonga – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, delimita-se pela lâmina d’água da Baía Babitonga, incluindo seus bosques de manguezal e marisma, além do litoral adjacente a baía, entre a foz dos rios Saí-Guaçú (ao norte) e Itapocu (ao sul), até a profundidade de vinte metros.

Grupo Pró Babitonga (GPB) – Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Câmaras Técnicas (CT) - Grupos de voluntários focados em discussões técnicas específicas para estabelecer ações que permitam ao GPB atingir seus objetivos.

Assessoria de Comunicação do GPB - DRT 003371 JPSC - comunicacaoprobabitonga@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page