Canal do Linguado - Carta Aberta a Sociedade

21-May-2019

O Grupo Pró-Babitonga (GPB) atualmente tem em sua composição 33 entidades representando os segmentos socioambiental, socioeconômico e público dos municípios do entorno do Ecossistema Babitonga. O GPB configura-se hoje como o mais representativo colegiado cujo foco é a busca de soluções para a gestão socioambiental na região.

 

A estrutura do GPB contempla a criação de Câmaras Técnicas (CT) para temas específicos, com o objetivo buscar convergência entre ações em âmbito regional e, por sua vez, contribuir com as ações do colegiado. Um dos temas para o qual foi estabelecida uma CT é o Canal do Linguado.

 

A ‘CT-Canal do Linguado’ reúne um grupo multidisciplinar de pesquisadores engajados na construção de projetos de pesquisa sobre o tema a fim de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores e informar a sociedade. Desta forma, a CT não se apresenta necessariamente favorável à abertura do Canal do Linguado. Seus membros consideram que ainda há uma carência de informações técnicas para a proposta de uma solução robusta para a questão.

 

O próprio julgamento da Ação Civil Pública (MPF nº 2001.72.010.01512-6) que trata do tema foi inconclusivo em relação à abertura do Canal do Linguado, sugerindo a realização de estudos complementares.

 

Recentemente foi veiculada na mídia a possibilidade de aumentar o aterro no Canal do Linguado para a duplicação da BR-280, considerada pelo DNIT. Diante de tal situação, o Grupo Pró-Babitonga posiciona-se terminantemente contrário a uma decisão precipitada de aumento do aterro no Canal do Linguado, até que sejam concluídos os estudos apontados como necessários pela Câmara Técnica do Canal do Linguado do Grupo Pró-Babitonga.

 

Os membros da CT Canal do Linguado colocam-se à disposição para maiores esclarecimentos no que diz respeito às atividades atualmente em desenvolvimento. 

 

Desde já agradecemos a atenção e reforçamos a importância desta pauta tão relevante para o desenvolvimento sustentável da região.

 

Cordialmente,

                                                                   

Horácio Henrique de Oliveira Schwochow

Secretaria de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários – São Francisco do Sul

Secretário Executivo - Comitê Executivo do GPB – Segmento Público

 

Ivo Birckholz

Joinville Iate Clube

Comitê Executivo do GPB – Segmento Socioeconômico

 

Altamir Andrade

Instituto Viva Cidade

Comitê Executivo do GPB – Segmento Socioambiental

 

Acesse o documento em pdf.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo