top of page

Artigo: “Zooplâncton da Baía da Babitonga e plataforma continental adjacente: diagnóstico e revisão

Atualizado: 15 de jul. de 2021

Plâncton é o nome que se dá ao conjunto de organismos microscópicos com locomoção limitada que vivem dispersos na coluna d’água. Zooplâncton, por sua vez é a denominação à parcela destes organismos que pertencem ao reino animal, como pequenos crustáceos e larvas de peixes e moluscos.


O zooplâncton tem uma função ecológica fundamental, uma vez que transmite a energia da produção primária para os níveis mais elevados da cadeia trófica.

Seguindo com a apresentação dos trabalhos científicos que compõem o Diagnóstico Ambiental do Ecossistema Babitonga, hoje compertilhamos com vocês o artigo “Zooplâncton da Baía da Babitonga e plataforma continental adjacente: diagnóstico e revisão bibliográfica

Acesse o artigo completo pelo link: http://bit.ly/2MrKoTE

Resumo: O estudo do zooplâncton na região é recente, desde 2002, com maior esforço amostral nocanal principal do estuário. Um total de 261 espécies foram registrados até o momento, sendo 159 invertebrados e 102 larvas de peixes, incluindo sete espécies exóticas. A região ainda carece de estudos, principalmente nas áreas mais internas do estuário, bem como para diversos grupos taxonômicos (e.g. moluscos, quetognatos, apendiculárias) e aspectos como interações tróficas e simbióticas, reprodução, produção secundária, dinâmica populacional, padrões de flutuação em curto e longo-prazo, e a influência de eventos climáticos e mudanças climáticas na composição, distribuição e abundância das espécies.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page