top of page

Começam as oficinas do 3º ciclo de planejamento espacial marinho (PEM)

Atualizado: 15 de jul. de 2021

A partir da próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, os representantes de usuários diretos da baía da Babitonga estão convidados a participar do terceiro ciclo de oficinas de Plano Espacial Marinho (PEM), promovido pelo Projeto Babitonga Ativa.

O terceiro ciclo prevê sete oficinas intersetoriais, uma para cada Unidade de Planejamento (UP). As UPs são regiões com peculiaridades ambientais e características de uso comuns, criadas para facilitar o processo de planejamento e gestão e desses espaços.

A divisão em UPs direciona quais atores (e de quais municípios) precisam ser prioritariamente envolvidos no planejamento de determinada área visando mitigar conflitos e avaliar potenciais impactos das atividades. .

Entre os setores estão o turismo e recreação, a pesca, a mineração, a maricultura, e o transporte aquaviário. Além desses setores serão convidados representantes do segmento público de cada município e integrantes do Grupo Pró-Babitonga (GPB).

O GPB é um fórum formado por 26 entidades e instituições que representam os segmentos público, socioeconômico e socioambiental dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga.

Os representantes da pesca e dos setores de turismo e recreação, por exemplo, que utilizam a região de Joinville, devem participar da oficina do dia 25, em Joinville. (Confira as datas abaixo).

No ano passado, foram realizadas 33 oficinas de planejamento, em duas etapas distintas. As informações que cada participante levou às reuniões, os mapas de cada setor para cada um dos seis municípios da região e os conflitos que cada um enfrenta, entre outros dados coletados durante as oficinas, foram apresentados posteriormente em visitas às comunidades e transformadas em um banco de dados que pode ser acessado por meio do portal do projeto Babitonga Ativa (www.babitongaativa.com.br).

Os resultados do Plano Espacial Marinho contribuem com informações para atuação do Grupo Pró-Babitonga e podem subsidiar a revisão do Zoneamento Ecológico Econômico.

Agende-se para participar da oficina da sua região:

Unidade de Planejamento Costeira de Joinville - 25 de outubro, em Joinville

Unidade de Planejamento Ilhas Centrais - 31 de outubro, em São Francisco do Sul

Unidade de Planejamento Palmital - 8 de novembro, em Garuva

Unidade de Planejamento Entrada da Baía - 22 de novembro, em São Francisco do Sul

Unidade de Planejamento Marinha - 29 de novembro, em São Francisco do Sul

Unidade de Planejamento Linguado Barra do Sul - 6 de dezembro, em Balneário Barra do Sul.

*Para informações sobre horário e local, entre em contato pelo fone 3444-4628 .

*Informações sobre as primeiras etapas de oficinas disponíveis aqui e aqui.

Confira o mapa das Unidades de Planejamento:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page