Você sabia que 80% dos manguezais de Santa Catarina estão na Baía Babitonga?

3-Aug-2017

 

 

Recentemente (26/08) foi comemorado o dia mundial de defesa dos manguezais. Mas você sabe o que eles são? Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre os ambientes terrestre e marinho. São característicos de regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo, onde há contato entre água doce e água marinha (estuários). No Brasil são encontrados desde o Rio Oiapoque, no extremo norte do país, até Laguna, em Santa Catarina.

 

O manguezal é um ecossistema altamente produtivo e suporta diversos serviços ambientais, dos quais podemos destacar a função de berçário para a vida marinha e o sequestro de carbono (que é superior a outros tipos de vegetação).

 

Devido à sua grande importância ecológica e social, os manguezais são considerados pela legislação brasileira como Área de Preservação Permanente (APP). Apesar disso, sofrem com ações humanas mal planejadas, como desmatamentos, poluição e ocupação irregular destas áreas.

 

A Baía Babitonga abriga 82 km² de manguezais, o que representa cerca de 80% dos manguezais catarinenses. Devido à esta condição, o Ecossistema Babitonga é considerado como um dos principais ambientes estuarinos do sul do país, contribuindo para a produtividade pesqueira e servindo de habitat para diversas espécies.

 

Quer contribuir para a gestão do Ecossistema Babitonga? Participe do Grupo Pró-Babitonga. (babitonga.ativa@gmail.com).

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo