top of page

1° Seminário Regional Juvenil integra jovens alunos da rede pública de ensino

Atualizado: 15 de jul. de 2021


Cerca de 150 jovens da rede pública de ensino dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga participaram, em 13 de abril de 2017, no Centro de Eventos da Universidade da Região de Joinville (Univille), do 1° Seminário Regional Juvenil, atividade da Formação Continuada em Ecocidadania (FCE) facilitada pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille), por meio da Agenda Integrada de Ecocidadania (AIE). O seminário promoveu a integração e sensibilização entre os jovens das redes municipal, estadual e federal de ensino na intenção de construir participativamente um espaço de ecocidadania para intercâmbio de saberes e experiências. O objetivo foi, também, de exercitar a prática decisória sobre o futuro do Ecossistema Babitonga.


Dentre as atividades, foram promovidas oficinas de educomunicação audiovisual, facilitada por Rafael Gué Martini (Coletivo Memórias do Mar); de literatura de cordel, facilitada por Mirella Cursino (Coletivo Memórias do Mar e Associação SocioAmbientar); de modelagem em argila, facilitada por Kátia Baeta (Coletivo de Limpeza de Joinville); e de permacultura, facilitada por Christian Duarte Maia (Coletivo Permacultores de Joinville).


Também foi desenvolvida a palestra “Ação de Limpeza Voluntária de mangues, praias e rios de Joinville” (Coletivo de Limpeza de Joinville), ministrada pela ecocidadã Katia Baeta e colaboradores. O seminário contou com exposições do Coletivo Memórias do Mar, do Coletivo de Limpeza de Joinville, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Cubatão e Cachoeira e o grupo de trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica dos rios Itapocu e Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão e Cachoeira (CCJ - Univille), do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e dos trabalhos desenvolvidos pelos ecocidadãos nos seis municípios envolvidos na FCE.


Também foram exibidos audiovisuais sobre o “Cenário Socioambiental do Ecossistema Babitonga”, visitação ao Jardim Botânico da Univille, sarau cultural, entre outras ações. Os jovens também aproveitaram o Espaço Lúdico Cultural criado para expressão artística, leitura de cordéis e diversos livros socioambientais/culturais. Eles também interagiram nos painéis que foram construídos ao longo do seminário com as opiniões e pensamentos de cada participante sobre o seminário, a ecocidadania e a saúde do Ecossistema Babitonga. No Sarau Cultural os jovens aproveitaram para apresentar danças e brincadeiras. Em paralelo, a turma da oficina de educomunicação fazia a cobertura audiovisual do evento.


Na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes da FCE, nas suas unidades escolares, a ecocidadã Katia Baeta (Joinville) durante a palestra “Ação de Limpeza Voluntária de mangues, praias e rios de Joinville” relatou que esta ação foi iniciada na FCE que inspirou a realização de diversas ações em Joinville. A ecocidadã Edilene Soraia (São Francisco do Sul) também apresentou, junto a educadores e jovens da Escola Estadual Santa Catarina, diversos projetos e ações desenvolvidos, em especial uma biblioteca que funciona como um estágio para os jovens incentivando-os à leitura, a ter responsabilidades e a exercer a cidadania. Para finalizar as apresentações da comunidade escolar, a ecocidadã Rosana Ignácio (São Francisco do Sul) da Escola Municipal Ida Beatriz Brunato apresentou, junto aos seus alunos, suas produções artísticas de animais e de partes do corpo humano em papel marche.


O Sarau Cultural com o espaço livre para apresentações artísticas foi a atração de encerramento e confraternização do seminário. Foram realizadas muitas apresentações demonstrando a autonomia e criatividade dos jovens e dos ecocidadãos na mobilização destes. Houve apresentação de balé, de capoeira, de música (com um trio feminino de violino, violão voz), e diversas outras apresentações com voz e violão em que os jovens cantaram, subiram ao palco e se divertiram. Alguns participantes também recitaram poemas e depoimentos muito positivos sobre o seminário, seus professores e sobre a FCE.


No momento das apresentações artísticas do sarau houve sorteio de brindes, como camisetas do Projeto Babitonga Ativa, kits de livros e material do Projeto Toninhas, livros (Caderno de Cidadania e suas Diretrizes e Prêmio Mandacaru), adesivos e kit do Comitê Cubatão e Cachoeira.


Para as coordenadoras da FCE, Mirella Cursino e Maiti Fontana o 1° Seminário Regional Juvenil consagrou o processo de ensino e aprendizagem construído ao longo da FCE pelos ecocidadãos, por meio do envolvimento dos jovens representantes das comunidades escolares do Ecossistema Babitonga. A criação do espaço de ecocidadania para intercâmbio de conhecimentos entre os jovens, ecocidadãos, facilitadores, equipe e convidados possibilitou a integração de jovens cidadãos para pensarem o futuro do território. As atividades e apresentações no sarau cultural demonstraram o envolvimento, a alegria e a participação de todos em vivenciar esta ação tão importante para a finalização da FCE, bem como a sensibilização dos jovens para o envolvimento na ativação da ecocidadania em prol da saúde do Ecossistema Babitonga.


Os jovens e adolescentes podem contribuir decisivamente para dinamizar a sociedade e propor soluções para os seus principais problemas. Sua possibilidade de participação, no entanto, depende, em grande parte, da existência de espaços sociais adequados, onde eles possam desenvolver ações e projetos vivenciando e experimentando a participação, a auto-organização e a autonomia. Esse protagonismo é indispensável no processo de socialização e do exercício da cidadania” Sander (1994).


Diante desse contexto, é recomendado que sejam criados mais espaços de participação juvenil no entorno do Ecossistema Babitonga, assim incentivando as futuras gerações a participarem da tomada de decisão sobre a conservação e manutenção da natureza.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page