top of page

Saiba mais sobre as atividades de Planejamento Espacial Marinho (PEM)

Atualizado: 15 de jul. de 2021



Conhecer o uso atual dos recursos naturais da Baía Babitonga é o primeiro passo para estabelecer direcionamentos para planejar o desenvolvimento futuro e minimizar os conflitos. Por isso, o processo de Planejamento Espacial Marinho (PEM) conduzido pelo Projeto Babitonga Ativa (Univille) em 2015 contou com oficinas de mapeamento de usos, valoração e identificação dos serviços ecossistêmicos do Ecossistema Babitonga. As oficinas foram realizadas com pescadores, maricultores, agentes de turismo, mineradores e agentes portuários.


Com as informações obtidas com os grupos de usuários diretos de recursos da Baía Babitonga foram construídos mapas que incluem os múltiplos usos e interesses existentes na região. Esse conhecimento é fundamental para auxiliar e orientar o diálogo para a construção do planejamento espacial deste território, que será incorporado ao Plano para a Governabilidade do Ecossistema Babitonga, facilitado pelo Projeto Babitonga Ativa.


​Em 2015, foram realizadas 19 oficinas com pescadores, maricultores, agentes de transporte aquaviário, agentes de turismo e lazer, mineradoras de areia e pesquisadores acadêmicos. Dos 377 convidados, 175 participaram dos encontros nos seis municípios do entorno da baía.


Todas oficinas seguiram exatamente a mesma metodologia e buscaram identificar e mapear os usos (econômicos e não econômicos) da baía, bem como apontar e valorar as áreas mais degradadas e as prioritárias para a conservação no Ecossistema Babitonga.


Os resultados consolidados começaram a ser apresentados aos grupos participantes das oficinas em setembro de 2016. A segunda rodada de oficinas foi iniciada com representantes do setor do turismo e recreação de São Francisco do Sul, na terça-feira (20.9) e irá até o fim de novembro. Além da avaliação dos dados coletados, as oficinas vêm identificando os conflitos entre os usuários da Baía Babitonga.



Caso queira mais informações, por favor nos escreva: babitonga.ativa@gmail.com


Crédito das ilustrações: UNEP, 2011

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page