Saiba mais sobre o Grupo Estratégico de Mobilização (GEM)



O Grupo Estratégico de Mobilização (GEM) busca o direcionamento de ações para a gestão compartilhada do Ecossistema Babitonga. Seu objetivo é facilitar o processo de formação e formalização do Grupo Pró-Babitonga (GPB) - foro representativo que visa agregar a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada para dialogar sobre a saúde da Baía Babitonga. Ao todo, seis municípios de Santa Catarina têm relação direta com a baía (Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul).



O GEM foi formado em junho de 2015 com a participação de representantes dos projetos aprovados no edital aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) em Joinville para aplicar recursos de multa ambiental em decorrência do emborcamento de um comboio marítimo na Baía Babitonga, em 2008. Desde então o grupo vem crescendo e hoje conta com mais de 40 entidades participantes, que seguem um caminho comum de mobilização social e planejamento estratégico para a região. Ao todo, as reuniões contaram com a presença de cerca de 175 participantes.


Dentre as tarefas do GEM, se destaca, atualmente, a elaboração de uma proposta formal para a criação do GPB, que inclui a previsão do número de cadeiras para cada setor participante (socioeconômico, socioambiental e socioecológico), abrangência de competências e seu sistema de eleição. Os participantes do GEM que trabalham neste sentido estão reunidos no Grupo de Trabalho. Como fruto dos trabalhos realizados no âmbito do GT, surgiu a proposta de setorização colegiada do Grupo Pró-Babitonga (GPB) em três perfis distintos de organizações, conforme o quadro abaixo.

Se você tem interesse em participar das reuniões do GEM e conhecer o Documento-Base, entre em contato com o Projeto Babitonga Ativa (babitonga.ativa@gmail.com).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square