top of page

Planejamento pedagógico das saídas a campo na Baía Babitonga

Atualizado: 15 de jul. de 2021


Com objetivo de articular e facilitar futuras parcerias para a Agenda Integrada de Ecocidadania, bem como planejar as saídas a campo na lâmina d’água do Ecossistema Babitonga, ação prevista na Formação Continuada em Ecocidadania, a equipe do Projeto Babitonga Ativa realizou, em maio, uma reunião de planejamento pedagógico com a Micro-empresa Terra Livre de Educação e Treinamento, localizada em Balneário Barra do Sul (SC). O projeto também articulou parceria junto à escuna Vô Preto, conhecida popularmente como Barco Pirata, localizada na Vila da Glória, São Francisco do Sul (SC).


A Terra Livre disponibiliza transporte marítimo no entorno da Lagoa da Costeira e proximidades do Canal do Linguado e a escuna Vô Preto, na parte central da Baía Babitonga. Neste contexto foi articulada junto às duas empresas privadas e usuárias diretas da Baía Babitonga, que já realizam atividades por meio de transporte de embarcações marítimas no entorno do Ecossistema Babitonga, a disponibilização de serviços para a realização das saídas a campo da Formação Continuada em Ecocidadania em todos os municípios de entorno do Ecossistema Babitonga.


Barco Escola - Terra Livre

A Terra Livre é uma micro empresa que tem como finalidade a operacionalização das atividades de educação ao ar livre (eco-pedagógicas) e treinamento em diversos segmentos. É uma referência em educação ambiental no território. Também contribui para o desenvolvimento local estimulando projetos de educação ambiental. Uma das estruturas educadoras facilitada pela Terra Livre é o “Barco Escola”, embarcação marítima equipada para a realização de atividades educativas para escolas e empresas. Por meio desta estrutura é proporcionado à comunidade escolar e empresas o desenvolvimento de saídas guiadas com foco em educação ambiental e desenvolvimento pessoal e profissional. Entre as iniciativas se destacam projetos de educação ambiental junto a comunidade escolar de Balneário Barra do Sul e Treinamentos Experienciais ao Ar Livre (TEAL), que buscam desenvolver as capacidades pessoais e profissionais dos participantes.


​Em saídas a campo educativas junto à comunidade escolar, a bordo do Barco Escola, os participantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o meio ambiente local (manguezais e animais marinhos) e acessar diversas informações por meio de explanações orais e textos pedagógicos com o intuito de sensibilizar os participantes sobre a importância da saúde dos ecossistemas marinhos. Para realização de atividades no entorno dos municípios de Balneário Barra do Sul e Araquari, a embarcação educativa “Barco Escola” é uma possibilidade de estrutura educadora para a navegação nas proximidades do Canal do Linguado na Baía Babitonga.



Escuna Vô Preto - Barco Pirata

A escuna Vô Preto, conhecida como Barco Pirata, fornece transporte turístico no município de São Francisco do Sul e região. Turistas de diversas partes do Brasil e outras nacionalidades têm contato direto com o Ecossistema Babitonga, realizando o passeio contemplativo oferecido pela empresa de turismo. Para realização de atividades no entorno dos municípios de Itapoá, São Francisco do Sul, Garuva e Joinville, a embarcação turística Vô Preto é uma possibilidade de estrutura educadora para a navegação na localidade central da Baía Babitonga.


Com essa articulação prévia pretende-se apresentar à sociedade local as variadas possibilidades de parcerias educativas entre os diversos usuários diretos da Baía Babitonga. O Projeto Babitonga Ativa conta com a parceria local dessas empresas privadas para a realização de atividades educativas no âmbito da Agenda Integrada de Ecocidadania. Diante dessa articulação, percebe-se o potencial educativo dessas estruturas educadoras tendo em vista o fortalecimento de ações socioambientais nas comunidades escolares do entorno da Baía Babitonga.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page