Vida Secreta dos Objetos foi o experimento educacional transdisciplinar do segundo ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania

1-Jul-2016

Por meio do experimento educacional transdisciplinar “Vida Secreta dos Objetos” (VISO), integrantes do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí (LEA/CTTMar/Univali), em parceria com a Sala Verde Itajaí e CIA Andante Produções, promoveram o segundo ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania (FCE) do Projeto Babitonga Ativa, durante o mês de maio de 2016. As oficinas foram oferecidas às seis turmas participantes da FCE em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Neste ciclo foram integradas e realizadas duas oficinas da estrutura curricular:

 

- Oficina 2: Identidade Individual e Coletiva - Módulo I: Identidade Social, Ambiental

e Cultural;

- Oficina 14: Espaços e Estruturas Educadoras I (Experimento Educacional

Transdisciplinar) - Módulo III: Espaços e Estruturas Educadoras.

 

Além do coordenador do LEA, professor José Matarezi, as oficinas foram facilitadas pela equipe do laboratório, representada pelos oceanógrafos Emerson Fritzen, Iara Mares Machado, e pelos estudantes de Biologia e oceanografia, André Luiz Bembem e Allan Hoffmann.

 

A Vida Secreta dos Objetos foi realizada enquanto experimento educacional da metodologia “Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos (Matarezi 2005, 2006 e 2010), em vigor desde 1998 pelo LEA/CTTMar/UNIVALI. Com caráter inter e transdisciplinar, a oficina fundamenta-­se na Teoria da Auto­Atividade e no conceito de “espaços e estruturas educadoras”, como miniaturas de sistemas complexos, propiciando aos participantes eventos heurísticos (autodescoberta) de aprendizagem significativa, de “dentro­ para­ fora”.

 

Esse experimento é seguido de rodas de diálogos, gerando narrativas de caráter formativo, que refletem a intersubjetividade do grupo, onde os textos produzidos são sistematizados e categorizados, produzindo “redes semânticas e “mapas simbólicos” que explicitam o marco conceitual e/ou teoria de integração comum ao grupo, essencial para uma atitude interdisciplinar. Associados ao “marco conceitual”, o grupo também define os seus marcos “situacional” e “operacional”, podendo elaborar seus planos de ação ou mesmo Projetos Políticos Pedagógicos (PPP ́s), objetivando uma práxis transformadora e emancipatória.

 

A metodologia da Vida Secreta dos Objetos provocou entre os participantes da oficina o acesso à memória cognitiva individual a partir do contato com objetos, resgatando memórias afetivas, revelando sentimentos e sensações únicas individuais e coletivas. A partir daí, todo o universo de ensino e aprendizagem foi envolvido tornando a aprendizagem mais efetiva e humanizada.

 

No contexto do Projeto Babitonga Ativa, as oficinas objetivaram por meio da Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, a sensibilização, instigando reflexões a respeito da percepção ambiental, para ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores, potencializando os “espaços e estruturas educadoras” e os diálogos em grupo, e contribuindo com os processos de gestão socioambiental participativa, por meio do exercício de objetivação de planos de ação individuais/coletivo.

 

A Formação Continuada em Ecocidadania é ação da Agenda Integrada de Ecocidadania, facilitada pelo do Projeto Babitonga Ativa, que conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar e da Associação SocioAmbientar. A proposta da formação vem sendo construída de forma participativa junto às secretarias municipais de educação, ao Núcleo de Educação Ambiental – NEAM da rede municipal de ensino de Joinville e a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da 23ª Gerência de Educação de Santa Catarina (23ª Gered), desde o segundo semestre de 2015.

 

A FCE contempla uma estrutura curricular construída de maneira participativa junto às coordenações da rede de ensino municipal e estadual destes seis municípios e tem como base a pedagogia construtivista, o processo de ensino e aprendizagem e os principios que permeiam a ecocidadania, a educação ambiental e a cidadania socioambiental. Com uma série de oficinas, saídas a campo e seminários os temas são abordados de maneira teórica e prática, permitindo a construção de um espaço de aprendizagem inovador em cada município, buscando contribuir para a ativação da ecocidadania para participação nos processos de relevância coletiva como a gestão integrada e a saúde do Ecossistema Babitonga.

 

Contato LEA para mais informações:

Laboratório de Educação Ambiental - LEA

Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Rua Uruguai, 458 - Caixa Postal 360

88. 302-202 - Itajaí, SC.

Telefones: (47) 3341-7723 / (47) 9963-7047

Email: jmatarezi@univali.br

Facebook Sala Verde Itajaí: https://www.facebook.com/salaverde.itajai?fref=ts

 

Oficinas em Joinville:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas em Itapoá:

 

 

Oficinas em Araquari:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas em Balneário Barra do Sul:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas em Garuva:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas em São Francisco do Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo