top of page

Vida Secreta dos Objetos foi o experimento educacional transdisciplinar do segundo ciclo de oficinas

Por meio do experimento educacional transdisciplinar “Vida Secreta dos Objetos” (VISO), integrantes do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí (LEA/CTTMar/Univali), em parceria com a Sala Verde Itajaí e CIA Andante Produções, promoveram o segundo ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania (FCE) do Projeto Babitonga Ativa, durante o mês de maio de 2016. As oficinas foram oferecidas às seis turmas participantes da FCE em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Neste ciclo foram integradas e realizadas duas oficinas da estrutura curricular:


- Oficina 2: Identidade Individual e Coletiva - Módulo I: Identidade Social, Ambiental

e Cultural;

- Oficina 14: Espaços e Estruturas Educadoras I (Experimento Educacional

Transdisciplinar) - Módulo III: Espaços e Estruturas Educadoras.


Além do coordenador do LEA, professor José Matarezi, as oficinas foram facilitadas pela equipe do laboratório, representada pelos oceanógrafos Emerson Fritzen, Iara Mares Machado, e pelos estudantes de Biologia e oceanografia, André Luiz Bembem e Allan Hoffmann.


A Vida Secreta dos Objetos foi realizada enquanto experimento educacional da metodologia “Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos (Matarezi 2005, 2006 e 2010), em vigor desde 1998 pelo LEA/CTTMar/UNIVALI. Com caráter inter e transdisciplinar, a oficina fundamenta-­se na Teoria da Auto­Atividade e no conceito de “espaços e estruturas educadoras”, como miniaturas de sistemas complexos, propiciando aos participantes eventos heurísticos (autodescoberta) de aprendizagem significativa, de “dentro­ para­ fora”.


Esse experimento é seguido de rodas de diálogos, gerando narrativas de caráter formativo, que refletem a intersubjetividade do grupo, onde os textos produzidos são sistematizados e categorizados, produzindo “redes semânticas e “mapas simbólicos” que explicitam o marco conceitual e/ou teoria de integração comum ao grupo, essencial para uma atitude interdisciplinar. Associados ao “marco conceitual”, o grupo também define os seus marcos “situacional” e “operacional”, podendo elaborar seus planos de ação ou mesmo Projetos Políticos Pedagógicos (PPP ́s), objetivando uma práxis transformadora e emancipatória.


A metodologia da Vida Secreta dos Objetos provocou entre os participantes da oficina o acesso à memória cognitiva individual a partir do contato com objetos, resgatando memórias afetivas, revelando sentimentos e sensações únicas individuais e coletivas. A partir daí, todo o universo de ensino e aprendizagem foi envolvido tornando a aprendizagem mais efetiva e humanizada.


No contexto do Projeto Babitonga Ativa, as oficinas objetivaram por meio da Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, a sensibilização, instigando reflexões a respeito da percepção ambiental, para ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores, potencializando os “espaços e estruturas educadoras” e os diálogos em grupo, e contribuindo com os processos de gestão socioambiental participativa, por meio do exercício de objetivação de planos de ação individuais/coletivo.


A Formação Continuada em Ecocidadania é ação da Agenda Integrada de Ecocidadania, facilitada pelo do Projeto Babitonga Ativa, que conta com a parceria do Coletivo Memórias do Mar e da Associação SocioAmbientar. A proposta da formação vem sendo construída de forma participativa junto às secretarias municipais de educação, ao Núcleo de Educação Ambiental – NEAM da rede municipal de ensino de Joinville e a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da 23ª Gerência de Educação de Santa Catarina (23ª Gered), desde o segundo semestre de 2015.


A FCE contempla uma estrutura curricular construída de maneira participativa junto às coordenações da rede de ensino municipal e estadual destes seis municípios e tem como base a pedagogia construtivista, o processo de ensino e aprendizagem e os principios que permeiam a ecocidadania, a educação ambiental e a cidadania socioambiental. Com uma série de oficinas, saídas a campo e seminários os temas são abordados de maneira teórica e prática, permitindo a construção de um espaço de aprendizagem inovador em cada município, buscando contribuir para a ativação da ecocidadania para participação nos processos de relevância coletiva como a gestão integrada e a saúde do Ecossistema Babitonga.


Contato LEA para mais informações:

Laboratório de Educação Ambiental - LEA

Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Rua Uruguai, 458 - Caixa Postal 360

88. 302-202 - Itajaí, SC.

Telefones: (47) 3341-7723 / (47) 9963-7047

Email: jmatarezi@univali.br

Facebook Sala Verde Itajaí: https://www.facebook.com/salaverde.itajai?fref=ts


Oficinas em Joinville:


Oficinas em Itapoá:

Oficinas em Araquari:

Oficinas em Balneário Barra do Sul:

Oficinas em Garuva:

Oficinas em São Francisco do Sul

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page