top of page

Projeto Babitonga Ativa participa da abertura do Junho Verde da Univille

O Projeto Babitonga Ativa foi apresentado, na quinta-feira (2/6), da abertura do movimento Junho Verde, organizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille). O evento é realizado todos os anos para reunir ações socioambientais e seminários técnicos com gestores públicos, empresas, o meio acadêmico e a sociedade. A programação vai até a próxima quinta-feira (30).


Durante a abertura, foram apresentados resultados alcançados pelo projeto nos campos do planejamento estratégico e da mobilização social em torno da defesa da saúde da Baía Babitonga. O coordenador do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) em Joinville, Luiz Ernesto Trein, e do procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Joinville Tiago Gutierrez também participaram da apresentação. O evento foi aberto pela reitora da Univille, Sandra Furlan, e também teve a participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Claiton Emilio do Amaral.


Entre os resultados, a apresentação ilustrou o alcance do Projeto Babitonga Ativa junto à sociedade, ao poder público e à iniciativa privada. No campo do planejamento marinho, cerca de 200 representantes das atividades operantes na baía (pesca, maricultura, turismo e lazer, mineração e operação portuária) participaram de 19 reuniões organizadas pelo projeto para, entre outros pontos, discutir sobre o ordenamento de usos de recursos na região.


O Projeto Babitonga Ativa também reuniu mais de 150 organizações em encontros periódicos, realizados desde maio do ano passado, que têm como base-geradora a saúde do Ecossistema Babitonga e os caminhos para alcançar o planejamento participativo para a região. Nesse sentido, o projeto foi recomendado pela plenária do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro, em abril, como o primeiro estudo de caso demonstrativo sobre planejamento espacial marinho.


Também foram apresentados os resultados ao secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini, que indicou positivamente quanto à possibilidade de integração junto às atividades promovidas pelo projeto.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page