top of page

Você sabe a importância que os manguezais têm?



O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, associado às margens de baías, enseadas e outras formações costeiras onde haja encontro de águas doce e salgada. Ele desempenha um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta, servindo de local de abrigo e desenvolvimento para diversas espécies marinhas.


Os manguezis são tão importantes que o Ministério do Meio Ambiente publicou, em 2015, o Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal, o PAN-Manguezal. Esse plano tem o objetivo de conservar os manguezais brasileiros, reduzindo a degradação e protegendo as espécies habitantes deste rico ecossistema.


A Baía Babitonga abriga cerca de 80km² de manguezais, o que representa 75% dos manguezais de Santa Catarina. A Babitonga é a última grande formação deste ecossistema em sua distribuição no hemisfério sul Atlântico e, por isso, considerada como uma área de prioridade extremamente alta para ações de conservação.

Juntos pela saúde da Babitonga! #babitongaativa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page