O que são serviços ecossistêmicos? E o que isto tem a ver comigo e com a saúde da Babitonga?

30-May-2016

 

A natureza não nos cobra nada, mas proporciona uma série de serviços fundamentais para a manutenção da vida humana no planeta. O ciclo de chuvas, a polinização feita pelos insetos e a filtragem do gás carbônico a partir da fotossíntese das plantas são alguns dos benefícios gratuitos oferecidos pela natureza ao homem. Por isso, é necessário reconhecer estas contribuições para não perder de vista a importância de planejar o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.


Os elementos encontrados na natureza, como o conjunto de plantas, animais, energia solar e recursos minerais como combustíveis fósseis e , terra compõem a estrutura ecossistêmica. Esta estrutura possibilita a geração de diversos serviços ecossistêmicos, que são os benefícios diretos e indiretos obtidos pelo homem a partir da natureza, como a produção de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, dentre outros. Exemplos desses serviços são a pesca, o transporte aquaviário realizado por balsas e embarcações, o turismo, etc.

 

Para garantir que a obtenção de benefícios corra de maneira natural e sustentável, é importante reduzir impactos da ação humana no ambiente, de forma a garantir a manutenção das funções da natureza. Se uma cidade enfrenta problemas com o abastecimento de água, por exemplo, talvez a melhor alternativa a essa situação seja o reflorestamento das cabeceiras dos rios e suas margens. Dessa maneira, o homem possibilita a recuperação natural dos mananciais. Um serviço pode ser resultado de uma ou mais funções do Ecossistema e uma função pode fornecer um ou vários serviços.

 

Por isso, a importância de integrar usos e fazer relações, não olhando para causas e efeitos de forma fragmentada. Como exemplo disso, temos a existência dos manguezais, em que seu solo e sua função de filtragem garantem melhoria da qualidade da água e dificulta a erosão de encostas e os alagamentos de áreas urbanas.

 

A cultura, a educação, o patrimônio histórico e cultural, a beleza cênica e o conhecimento também são benefícios obtidos dos ecossistemas. Atualmente, diversos estudos vêm sendo realizados na tentativa de medir e valorar a contribuição da natureza à vida humana. Porém alguns tipos de serviços são mais difíceis de medir, como o sentido de pertencimento das pessoas ao lugar e a paisagem, por exemplo. Entender a importância dos serviços ecossistêmicos na vida das pessoas e os mecanismos que geram estes serviço é um passo essencial para o planejamento e gestão de dado ecossistema.

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

Please reload

Arquivo