Projeto Babitonga Ativa participa do II Congresso Iberoamericano de Gestão Integrada de Áreas Litorais (GIAL)

13-May-2016

​Membros da equipe do Projeto Babitonga Ativa participaram do II Congresso Iberoamericano de Gestão Integrada de Áreas Litoriais (GIAL), realizado entre terça-feira (3) e sábado (7), em Florianópolis. O encontro buscou facilitar sinergias e formas de cooperação para a gestão costeiro-marinha entre os países iberoamericanos, bem como avançar rumo à governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos. Neste sentido, o Projeto Babitonga Ativa fez uma exposição oral com o tema “As estratégias de mobilização social para o planejamento espacial marinho com base em serviços ecossistêmicos na Baía Babitonga (SC).” Além da apresentação, a equipe também divulgou as ações do projeto e promoveu reuniões estratégicas para apresentar o projeto e articular novas parcerias.

 

Entre os temas abordados no congresso, os participantes discutiram os usos e a dependência humana dos serviços ecossistêmicos em áreas costeiras e marinhas, com enfoque, entre outros pontos, sobre a pesca, produção de óleo e gás, mineração, agricultura, urbanização, transporte, lazer, patrimônio histórico-cultural e turismo. Também foram abordados sob vários aspectos o planejamento espacial e gestão dos oceanos. O evento promoveu conferências, mesas de debate, mesas redonda, exposições orais, apresentações, saídas técnicas, atividades culturais e reuniões paralelas.

 

​Participante do GIAL, o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Marcos Pedlowski conheceu o Projeto Babitonga Ativa. Para ele, a iniciativa do projeto pode apontar uma saída ao que chamou de “caos ambiental”. “Em que pesem os diferentes interesses econômicos que existem na Baía Babitonga, a atuação do projeto não é acompanhada da negação dos problemas para os quais eles chamam a atenção. Essa atitude é chave na busca de soluções duradouras para que se alcance o necessário equilíbrio entre os objetivos econômicos com os de natureza social e ambiental”, afirma.

 

Clique aqui (https://goo.gl/Qb1A3E) para acessar o post do professor Marcos Pedlowski sobre o Projeto Babitonga  Ativa em seu blog.

 

O GIAL 2016 foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede Ibero americana de Manejo Costeiro Integrado (IBERMAR), em colaboração com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Cádiz (UCA).

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

Please reload

Arquivo