top of page

Grupo de Trabalho avança na construção de um modelo para o Grupo Pró-Babitonga



A equipe do Projeto Babitonga Ativa e representantes de dez instituições com participação no Grupo Estratégico de Mobilização (GEM) se reuniram no auditório do Ministério Público Federal (MPF) em Joinville, na última terça-feira (22.03), para debater sobre a formação e a composição do futuro Grupo Pró-Babitonga (GPB). O GPB deverá se constituir como foro formal representativo da sociedade, do poder público e da iniciativa privada integrando os seis municípios do entorno da Baía Babitonga em prol da saúde e gestão compartilhada do Ecossistema Babitonga.


A reunião foi o segundo encontro do Grupo de Trabalho instituído para discutir o modelo de representação do futuro GPB e seu funcionamento. Para a próxima reunião, marcada para quarta-feira (13.04), o Projeto Babitonga Ativa deverá reunir exemplos de paridade, regimentos internos de fóruns colegiados multissetoriais, suas composições e modelos de eleição. Serão oferecidos exemplos de Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Comdemas), Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Comitês de Bacias Hidrográficas. Os integrantes do grupo deverão refletir sobre os tipos de entidades que poderão participar de cada setor proposto, com base nos seus objetivos estatutários.


O Projeto Babitonga Ativa também irá agrupar as entidades atualmente participantes do GEM dentro dos três setores recomendados no documento-base de formação do GPB: setor público, aberto para as entidades municipais, estaduais, poderes legislativo, executivo e judiciário; setor socioeconômico, dirigido a usuários de recursos diretos ou indiretos, organizações da sociedade civil e privado com interesses particularizados; e setor socioambiental, aberto para organizações da sociedade civil que representam os interesses da coletividade e dos bens comuns.


Até a próxima reunião, todos os participantes do GT comprometeram-se em ler e revisar odocumento-base, enviando sugestões e críticas sobre os pontos elencados na pauta e conteúdo geral e específico do documento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page