Projeto Babitonga Ativa se reúne com a Capitania dos Portos em São Francisco do Sul

10-Feb-2016

Cumprindo a meta de integrar os setores da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada em defesa da saúde da Baía Babitonga, a equipe do Projeto Babitonga Ativa apresentou seu plano de trabalho à Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul (DelSFSul) na última quarta-feira (3.2). O encontro teve a participação do delegado da capitania no município, o capitão-de-corveta Francisco Cavalcante, e também serviu para estreitar as relações institucionais e planejar uma agenda gradual de integração entre ações de gestão e planejamento territorial para a região.

 

Além de cumprir com os deveres constitucionais previstos à Marinha do Brasil, compete à Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco promover ações de prevenção da poluição hídrica, salvaguardar a vida humana no mar, além de controlar o tráfego marítimo, lacustre e fluvial da região. Outras funções de cunho administrativo e de atendimento ao cidadão também são desenvolvidas, como a fiscalização do serviço de praticagem, inspeção de embarcações, manutenção da sinalização náutica, aplicação de cursos de ensino profissional marítimo, entre outros. Ao todo, 28 municípios de Santa Catarina estão sob a jurisdição da DelSFSul.

 

Segundo Cavalcante, há várias posibilidades de integração entre a Delegacia da Capitania dos Portos e o Projeto Babitonga Ativa. “A reunião de esforços em prol da Baía Babitonga é muito importante, pois conhecemos as consequências ambientais que nos trazem regiões na nossa costa que não passaram por um processo integrado de planejamento”, destacou.

 

Dentre as possibilidades de integração está a Semana da Marinha, promovida anualmente pela delegacia nos meses de dezembro, que traz diversas atividades de sensibilização e aproximação com a sociedade, como a prática esportiva, da pesca embarcada e da vela. O Projeto Babitonga Ativa também convidou a capitania a participar das reuniões técnicas promovidas pelo projeto em conjunto com entidades dos poderes público local, empresas privadas e a sociedade civil organizada.

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo