O que é educomunicação? E o que isto tem a ver comigo e com a saúde da Babitonga?

1-Feb-2016

 

A educomunicação busca oferecer suporte conceitual e prático para o cidadão compreender a importância da comunicação no convívio social, na construção de conhecimento e na implementação de mudanças sociais. Dessa forma, a partir das ferramentas de comunicação, a educomunicação ressalta a consciência e a prática cidadã em cada indivíduo para quebrar a hierarquia na distribuição de conhecimento e informação, levando em conta que todos envolvidos no fluxo comunicativo são produtores de informação.

 

A partir da prática da educomunicação, o cidadão pode gerar conteúdo informativo e educacional, criando e fortalecendo ecossistemas comunicativos em espaços educativos e culturais. Em uma analogia ao conceito ecológico, o ecossistema comunicativo compreende a dinâmica de relacionamentos existentes em grupos organizações e entre indivíduos. Esta trama de relacionamentos é mediada pelas tecnologias e pelos meios de comunicação e carrega em si linguagens, representações e narrativas que impactam o cidadão e sua forma de entender o mundo.

 

 

Para subverter a lógica dominante da comunicação, onde o receptor da informação é persuadido pelo emissor a crer na veracidade do conteúdo informativo, a educomunicação oferece um instrumento para a organização crítica de indivíduos e grupos sociais para que estes tenham autonomia para construir seus próprios ecossistemas de comunicação. Como exemplos de atuação nesta linha citamos a mobilização para o diálogo e resolução de problemáticas locais, empoderamento comunitário, fortalecimento e adaptação da cultura local e transformação socioambiental.

 

Para ser entendida como prática educomunicativa, a ação deve ser pensada de forma coletiva, envolvendo agentes e beneficiários da construção da informação de forma transparente e horizontal. A partir dessa prática, o cidadão pode aumentar sua própria auto-estima e sua capacidade de expressão, exercendo sua cidadania plenamente.

 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um exemplo de produção baseada em educomunicação:

 

Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/educom.cine/?fref=ts

 

Se você tem interesse em aprender mais sobre a educomunicação, inscreva-se no Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual, que será promovido pelo Projeto Babitonga Ativa a partir de fevereiro, neste link: https://goo.gl/0Wwyc8

 

Bibliografia

Mas, afinal, o que é educomunicação?, de Ismar de Oliveira Soares

Disponível em http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/

 

Projeto Político-Pedagógico do Coletivo Memórias do Mar

Please reload

Posts Em Destaque

"Operação Uçá", a 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga

July 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 28, 2020

Please reload

Arquivo