top of page

Convite para 1º Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual. Inscrições gratuitas

Atualizado: 16 de jul. de 2021


O Projeto Babitonga Ativa convida a comunidade dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul para participar do 1º Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual. O ciclo de oficinas tem como objetivo multiplicar, de forma vivencial, os conceitos da educomunicação e a forma como se articulam com a produção audiovisual participativa nas comunidades de entorno da Baía Babitonga. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de se capacitarem para produzir vídeos de forma independente e autônoma.


As inscrições são gratuitas e estão abertas até quarta-feira (10.2). Os selecionados passarão por três oficinas: a primeira, dedicada à produção de roteiros, será realizado na sexta-feira (12), no campus da Univille em São Francisco do Sul. Neste momento, todos os selecionados dos seis municípios participarão juntos desta oficina. Durante a segunda oficina, em datas a serem selecionadas entre 16 e 26 de fevereiro com cada turma, os participantes terão contato com técnicas de captação de imagens e áudio. Serão seis encontros, um em cada município, com a participação dos representantes de cada cidade. O fechamento do ciclo será na segunda-feira (29.2), com a presença de todos os participantes, com a temática da edição audiovisual, no campus da Univille em São Francisco dos Sul. Caso algum participante queira participar das oficinas de captação de imagens e áudio de outros municípios, a possibilidade será avaliada junto à turma.


Entre as ações do Projeto Babitonga Ativa estão previstas atividades de sensibilização e mobilização sobre a temática socioambiental e cultural da região. Estas ações fazem parte da Agenda Integrada de Ecocidadania (AIE), que está sendo construída de forma participativa junto à comunidade dos municípios de entorno do ecossistema Babitonga. Esta agenda está sendo facilitada pelo projeto e busca promover a integração entre arte, ciência, cidadania e meio ambiente a fim de estimular a participação comunitária nas políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural material e imaterial no território.


A Educomunicação é o campo da ação/reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social. O conceito da Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todas as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função. Numa analogia ao conceito ecológico, o ecossistema comunicativo compreende a dinâmica de inter-relacionamentos existentes em grupos e organizações, e entre indivíduos. Esta trama de relacionamentos é mediada pelas tecnologias e meios de comunicação, mas é também constituída por diversas “linguagens, representações e narrativas que penetram na vida cotidiana de modo transversal” (SARTORI; SOARES, 2005 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COLETIVO MEMÓRIAS DO MAR, 2013).


O Ciclo de Oficinas acontecerá no mês de fevereiro e será desenvolvido em três momentos:


OFICINAS/TEMÁTICASCARGA HORÁRIADATAMUNICÍPIO/LOCAL

1) Elaboração de roteiro - 8 horas - 12.02.2016 São Francisco do Sul - Local: Univille

2) Captação de imagens e áudio - 8 horas - Datas a serem definidas em cada município - *Seis oficinas (uma em cada município) - Locais: a definir

3) Introdução a edição de imagens - 4 horas - 29.02.2016 - São Francisco do Sul - Local: Univille


* As oficinas serão realizadas em 16, 17, 19, 20, 25 e 26 de fevereiro. A definição vai ocorrer junto aos participantes.


Serão oferecidas 30 VAGAS para o ciclo de oficinas (5 vagas por município) e a seleção dos participantes será baseada na avaliação do formulário de inscrição.


Se inscreva gratuitamente no link: https://goo.gl/0Wwyc8


Agradecemos sua inscrição!

Mais informações: babitonga.ativa@gmail.com


Projeto Babitonga Ativa

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - UNIVILLE

Rua Dr. Luiz Gualberto, 57 - Centro Histórico - São Fco. do Sul

Fone: 47 - 3444-4628

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page