top of page

O que é ecocidadania? E o que isto tem a ver comigo e com a saúde da Baía Babitonga?



O conceito de ecocidadania surge a partir das diversas abordagens sobre cidadania socioambiental e educação ambiental. A cidadania socioambiental e a educação ambiental, assim como a ecocidadania, buscam oferecer uma reflexão crítica, emancipatória e transformadora sobre a relação entre sociedade e o meio ambiente.


Na prática, a ecocidadania relaciona-se ao ato consciente do cidadão em considerar o meio ambiente e o ecossistema no qual está inserido como bases fundamentais de seu próprio desenvolvimento e de sua comunidade. Ou seja, suas ações, quando amparadas no conceito de ecocidadania, visam a melhoria na qualidade de vida socioambiental a partir do respeito à natureza e da sua proteção para as futuras gerações.


Nos tempos atuais, em que o mundo desperta para o cuidado com a proteção do meio ambiente em contraponto ao desenvolvimento econômico e industrial, a ecocidadania considera a necessidade de mudança nos valores éticos convencionais do homem. Nesse sentido, o ecocidadão é aquele que, consciente da necessidade de equilíbrio das funções ecossistêmicas do meio ambiente, dos problemas que sua ausência podem ser acarretados da natureza e a da sua responsabilidade, exerce a ecocidadania pensando em melhorar a qualidade de vida da sociedade.


Para as ações do Projeto Babitonga Ativa, a ecocidadania é pautada como um conceito transversal, em especial na Agenda Integrada de Ecocidadania facilitada pelo projeto, que busca promover a integração entre arte, ciência, cidadania e meio ambiente a fim de estimular a participação comunitária nas políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) no território.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page